Prefeitura de Itararé

Publicado em 23 de março de 2018


Saúde de Itararé (SP) trabalha para a erradicação da Tuberculose

​Atualmente, apenas um paciente está em tratamento na cidade

A tosse é um dos principais sintomas da doença e precisa ser investigada

Com o objetivo de alertar a população sobre a Tuberculose e buscar extingui-la, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 24 de março de 1982 o ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’. 

No município de Itararé (SP), em virtude do bom desempenho da Secretaria Municipal de Saúde nas orientações à população, somente um paciente está em atendimento. 

De acordo com a secretária municipal da Pasta, Ana Maria Souza, anualmente, são feitas ações de combate a doença e os remédios para o tratamento, que dura em torno de seis meses, são distribuídos de graça no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). “Neste mês intensificamos a campanha em busca de sintomáticos respiratórios, auxiliando na prevenção”, expõe.

Sobre a doença – A tuberculose é uma doença infecciosa que pode atingir qualquer órgão ou tecido do organismo, porém sua forma mais frequente é a forma pulmonar. Pode ser transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar. 

A doença mata, mas se descoberta a tempo há tratamento e cura, desde que o paciente siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. 

Tosse há mais de três semanas tem que ser investigada. Se for o seu caso, procure uma unidade de Saúde mais próxima portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço.
 
Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471 ou através do telefone  (15) 3531-8160.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados