Ação visa conscientizar crianças e adolescentes através de palestras e rodas de conversa

Publicado em 16 de novembro de 2021

Saúde de Itararé (SP) promove palestras sobre dengue nas escolas da Rede Municipal de Ensino

A ação vem acontecendo desde o início de outubro

Itararé (SP) declarou Guerra contra a Dengue! E, com o intuito de preparar a população para essa batalha, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, tem promovido diversas palestras sobre o tema junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A ação, que vem acontecendo desde o início de outubro, visa, através de palestras e rodas de conversas, conscientizar crianças e adolescentes sobre o combate à Dengue e torná-los agentes de transformação.

Para o secretário da Pasta, Marcus Vinícius Gonçalves, a prevenção deve começar cedo. “A prevenção e o combate ao mosquito transmissor da Dengue devem se tornar hábito diário. Só assim, é possível impedir a proliferação da doença”, enfatiza.

Combate – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente com a dengue em mais de 100 países. Destes, 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

No entanto, evitar a proliferação do mosquito transmissor é simples e pode ser feito com ações diárias dentro de casa. Confira:

– Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;
– Colocar areia nos vasos de plantas;
– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;
– Tampar bem as latas de lixo;
– Limpar as calhas regularmente;
– Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.