Publicado em 2 de setembro de 2016

Proerd forma mais uma turma em Itararé

O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência formou na manhã desta sexta-feira (2) mais uma turma de alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino.

A cerimônia aconteceu no Clube Atlético Fronteira e contou com a presença do prefeito Zé Eduardo, comandante da Guarda Civil Municipal, Sebastião Ademar Gonçalves, Assessora Técnica Pedagógica Suzi Claudinéia, representantes da Polícia Militar, entre eles o Capitão Ricardo Almeida Lopes e o Major Luiz Fernando Caldini. Também participaram representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores, diretores, coordenadores e familiares dos alunos.

Durante a solenidade receberam medalhas 12 alunos que se destacaram no concurso de redação, cujo tema foi relacionado às drogas e ao que aprenderam no Proerd. Ao todo foram 336 formandos das seguintes escolas: Maria de Jesus Klocker Camargo, Newton Marques, Maria Olívia de Melo e Adriano Queiroz Pimentel.

O prefeito Zé Eduardo agradeceu a parceria da Polícia Militar e falou da importância de transmitir o conhecimento sobre as drogas. “Tenho certeza que este curso foi ministrado com muito carinho pelo professor policial militar Bertoni e sei que com estas aulas vocês aprenderam sobre o perigo das drogas e como elas podem destruir uma família, uma vida inteira. Hoje é muito importante que vocês possam passar para seus amigos, familiares, vizinhos, o conhecimento que adquiriram nestas aulas, porque assim vocês estão distribuindo o bem, ajudando a cidade e o mundo em que vivem a ser melhor. Quando a gente faz uma boa ação ela repercute em outra boa ação e assim a vida é valorizada e não tem espaço para a violência”.

A valorização da família também foi enaltecida pelo chefe do executivo. “ Quero dizer aos pais aqui presentes, meus parabéns por estarem apoiando seus filhos e lembrá-los que vocês são o maior exemplo, o espelho deles, portanto a atitude de vocês e a maneira como vocês cuidam deles, é como eles cuidarão dos filhos deles e assim sucessivamente.

Valorizem a vida de seus filhos, pois eles são, com certeza, seu maior tesouro”.
O Major Caldini em poucas palavras também destacou a importância da união entre escola, alunos e família na continuidade da formação das crianças. “O trabalho da Polícia Militar, através do Proerd é apenas o início de uma longa caminhada, por isso digo para as crianças que lembrem do juramento para que todo dia digamos não às drogas”.

O evento foi encerrado de forma descontraída com a presença do Leão Dare, o mascote do Proerd.

Proerd

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura. O objetivo é evitar que as crianças e adolescentes iniciem o seu de drogas e para isto ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxílio para as crianças dizerem não às drogas e à violência.

É dado ênfase especial em alcançar as crianças nos 5º anos do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal e permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação ao respeito às leis.

Os instrutores do Proerd são policiais fardados. Auxiliados pelo livro do estudante Proerd, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família.

As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia.

IMG-20160902-WA0020