Publicado em 5 de novembro de 2015

Prefeitura recebe licença de operação definitiva do Aterro Sanitário

Publicado em: 5 de novembro de 2015 às 10:37

O Aterro Sanitário de Itararé recebeu da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo licença autorizando a operação definitiva por cinco anos. A liberação é resultado de um intenso trabalho realizado nos últimos três anos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cujas ações consistiram na ampliação da área de recepção de resíduos em cinco mil metros quadrados.

“As melhorias no aterro contaram com a colaboração de diversas secretarias municipais, e o mais importante, as obras seguiram rigorosamente as novas leis relativas à questão ambiental. O resultado deste trabalho nos deu uma nota 9,6 de IQR, que significa Índice de Qualidade de Resíduos, o que provou a seriedade de nossa gestão”, relatou o secretário de meio ambiente, Antônio Robson Ferreira.

O secretário ainda destaca que a expectativa de utilização do aterro, nas condições em que se encontra hoje, é de aproximadamente 20 anos, mas que este prazo depende também de ações paralelas como a reciclagem, pois o local somente está apto a receber resíduo orgânico. “Os materiais recicláveis, o que chamamos de resíduo seco, devem ser reaproveitados futuramente”, explicou Robson.

Em 2013 a Prefeitura de Itararé implantou uma lagoa de armazenamento de chorume com a capacidade de 1180 m³, somando-se a uma já implantada com a capacidade de 256 m³, as quais contaram também com a colocação de manta impermeabilizadora, totalizando nestas obras um investimento da atual administração de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

aterro (39)