Prefeitura de Itararé

Publicado em 20 de fevereiro de 2015


Prefeitura realiza entrega de certificados para agentes de trânsito

Publicado em: 20 de fevereiro de 2015 às 16:37

Na noite de quinta-feira (19) a Prefeitura de Itararé, através do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito realizou, no Clube Atlético Fronteira, a entrega dos certificados dos agentes de trânsito para 52 guardas civis municipais.

Durante a cerimônia o comando da Guarda Civil Municipal informou que nos primeiros 15 dias será realizada uma campanha de orientação para os condutores com distribuição de panfletagem diretamente no trânsito. Também serão promovidas ações de conscientização nas escolas com palestras para os alunos e distribuição de um “talão multas”, o qual as crianças levarão para casa e poderão usar ludicamente para autuar seus pais, caso estes infrinjam algumas normas de trânsito.

Segundo a GCM a medida é essencial para preparar os futuros condutores, assim como é uma maneira mais direta de alertar os pais para a importância de seguir as regras e contribuir com diminuição da violência que existe hoje no trânsito.

De acordo com a Lei Estadual 13022/14, artigo 5º, inciso VI são competências específicas das guardas civis municipais as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei 9.503/97 ( Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal. Sendo assim, os agentes estão aptos para atuarem no controle e fiscalização do trânsito, tendo autonomia para orientar e autuar os motoristas infratores.

Com a formação dos agentes de trânsito a segurança pública do município recebe reforço, que irá refletir na melhoria do trabalho da Guarda Civil Municipal no atendimento à população.

 

gcm

 

 

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados