Publicado em 16 de novembro de 2014

Prefeitura realiza curso para Cuidador de Idoso

Publicado em: 16 de novembro de 2014 às 16:43

A Prefeitura Municipal de Itararé realizou, entre os dias 10 e 14 de novembro, um curso de formação para Cuidador de Idoso. O encontro foi direcionado às famílias que são atendidas pelo Creas e têm em seu núcleo pessoas idosas que necessitam de cuidados especiais.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, o objetivo desta ação foi transmitir noções sobre o envelhecimento e os cuidados necessários nesta fase da vida. Entre os temas abordados estavam: Envelhecimento Humano: Desafios e Perspectivas; O Papel do Cuidador de Idosos; Direitos e Deveres do Cuidador de Idosos; Formas de Envelhecer; Epidemias do Século XXI: Diabetes e Hipertensão; Demências que Acometem os Idosos; Doença de Alzheimer; Queda e Ambiente dos Idosos; Problemas Relacionados ao Sistema Urinário e Intestinal nos Idosos; Banho e Higiene no Idoso; Violência Contra a Pessoa Idosa; A Importância do Suporte Social para os Idosos; Espiritualidade e Idosos: Aspectos Éticos e Reflexivos.

A gerontóloga e professora do curso, Nádia Tlacideli, destacou que os participantes tiveram a teoria e a prática, aprendendo a melhor maneira de ajudar o idoso a realizar sua higiene, noções sobre o que fazer caso aconteça um acidente, entre outras situações.

Esta foi a primeira edição do curso de Cuidador e dez pessoas participaram. Tlacideli destacou que “o mais importante é saber que o processo de envelhecimento é algo natural e acometido de muitas transformações, que a família e a sociedade têm o papel fundamental para um envelhecimento com qualidade de vida. Como também entender o papel de cuidador não apenas como uma profissão em ascendência, mas como uma pessoa que fará diferença na vida do idoso, proporcionando-lhe condições de envelhecer com dignidade e respeito”.

A Secretaria de Assistência Social informou que outras edições do curso podem acontecer no próximo ano, também destinados às famílias credenciadas no CREAS.
Hoje aproximadamente 50 famílias e cerca de 25 adolescentes (que estão em cumprimento de medida socioeducativo em meio aberto) são atendidos por mês na unidade de Itararé, que fica na rua XV de Novembro, 549.

CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública do Governo do Estado, que oferta serviços especializados dentro da Proteção especial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Os serviços são contínuos às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como por exemplo: violência física, psicológica e sexual.

Gerontólogo
A gerontologia é a ciência que realiza o estudo do envelhecimento humano, com o objetivo de atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. O profissional que atua na Gerontologia, o Gerontólogo, é responsável pela criação, planejamento, organização de projetos que visam a satisfação do idoso em diversos aspectos, como: social, físico e psicológico, sendo habilitado a atuar com grupos inerentes que necessitam de cuidados especiais, como idosos que vivem sozinhos, apresentam problemas mentais, possibilitando que eles possam realizar atividades que propiciem a inserção social.

idoso