Publicado em 12 de fevereiro de 2016

Prefeitura realiza a 4ª Missa Campal em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes

Publicado em: 12 de fevereiro de 2016 às 9:14

A Prefeitura de Itararé, através da Coordenadoria de Turismo e em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizará a 4ª Missa Campal em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes.

O evento acontecerá no domingo, dia 14 de fevereiro, no Parque da Barreira às 09h30. A Prefeitura ainda disponibilizará transporte gratuito com saída da Praça Francisco Alves Negrão (Praça São Pedro) a partir das 9h.

Popularmente conhecida como a Santa da Gruta da Barreira, a imagem de Nossa Sª de Lourdes tem atraído muitos visitantes ao Parque. De acordo com os registros da Guarda Civil Municipal o número de visitas no mês de dezembro de 2015 alcançou 1946 pessoas.
Segundo o coordenador de turismo, Edilson Moraes, a 4ª missa segue o cronograma de ações para o desenvolvimento do Turismo Religioso em Itararé e também da região, visto que há um projeto regional neste segmento sendo criado em parceria com a Abadia Cisterciense de Nossa Senhora da Santa Cruz – Mosteiro de Itaporanga, e a Diocese de Itapeva, com o apoio da CNTUR – Confederação Nacional de Turismo.

O Turismo Religioso movimenta milhões de pessoas pelo Brasil, a fé motiva peregrinos a cruzar o país para cumprir promessas ou agradecer graças alcançadas, mas também está atraído turistas interessados na história das religiões. Itararé cumpre esses requisitos históricos culturais que possibilita o crescimento dessa atividade turística. Finaliza Edilson

Conheça a história de Nossa Senhora de Lourdes

Nascida em Lourdes, região montanhosa dos Pirineus, aos 7 de janeiro de 1844, dois dias depois foi batizada e recebeu o nome de Maria Bernarda. Sua família era muito pobre e viviam com grande humildade, e por algum tempo, Bernarda trabalhara tomando conta do gado. De maneira que, a Virgem Santíssima observou a humildade de sua filha e a dignou – entre os dias 11 de fevereiro aos 16 de julho de 1858 – em 18 aparições celestiais. E ao indagar para a Virgem Santíssima pelo seu nome, Ela disse-lhe: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Como Mensageira da Virgem ao mundo, pregou penitência e oração; pediu aos sacerdotes, que construíssem um Santuário, em honra a Maria Santíssima, em Lourdes. Obedecendo ao chamado de Deus, em julho de 1867, transfere-se para Nevers, para iniciar a vida religiosa na Casa-Mãe das Irmãs da Caridade.

Na mesma casa religiosa, a humilde virgem permanece até a morte, quando após ter recebido os sacramentos da Igreja, invoca sua dulcíssima Mãe Maria, e retorna à casa celeste aos 16 de abril de 1879, aos trinta e seis anos de idade, doze dos quais como religiosa. Tendo vivido toda uma existência no silêncio e na humildade, com a morte torna-se resplandecente a todo o mundo pelo testemunho de santidade a nós legado.

Missa Barreira 2016 - cartaz