Publicado em 24 de março de 2017

Prefeitura faz adesão ao programa ‘Criança Feliz’

Famílias serão orientadas sobre a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Assistência Social fez adesão do município ao programa ‘Criança Feliz’, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Como explica a secretária da pasta, Luciana Perucio, a ação envolve as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento da primeira infância. “Através do programa receberemos recurso e capacitação para que nossos visitadores domiciliares informem e orientem os pais sobre os cuidados que as crianças precisam ter”. Itararé receberá, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), R$ 9.750 por mês para o gerenciamento do programa, que atenderá 150 famílias no município. A previsão é que dentro de poucos dias os técnicos iniciem o trabalho. Programa Criança Feliz – Prioriza gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos nos primeiros mil dias de vida. É nesse período que o cérebro se estrutura e que a maior parte das competências fundamentais para o ser humano se desenvolvem. Além disso, o ‘Criança Feliz’ integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.