Prefeitura de Itararé

Atividade contemplou professores de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglês

Publicado em 27 de novembro de 2020


Prefeitura de Itararé (SP) realiza Orientação Técnica a educadores da Rede Municipal de Ensino

O encontro dos profissionais de Artes contou com retrospectiva do trabalho da assessoria técnica no ano de 2020

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na quarta-feira (25), uma Orientação Técnica para os professores de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglês. A atividade foi realizada de forma remota, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Sob a supervisão de Raquel Borges, cada assessor técnico pedagógico (ATP) conduziu a reunião, que teve como finalidade promover a formação continuada dos professores e sistematizar ações entre a Secretaria e os educadores.

Conforme a ATP de Artes, Tânia Martins, na Orientação dessa área, foram passadas informações gerais sobre o encerramento do ano letivo e feita uma retrospectiva do trabalho da assessoria técnica no ano de 2020. No final da reunião, cada professor expôs a opinião sobre as orientações recebidas e fez uma autoavaliação sobre a prática. “Essa retomada dos assuntos trabalhados nas reuniões mensais, bem como dos materiais disponibilizados aos professores na sala de Arte da plataforma SECET, foi muito importante para percebemos que, mesmo diante de tantas adversidades vividas nesse ano de pandemia, aprendemos e produzimos muito”, enaltece. 

Segundo a assessora de Educação Física, Jéssica Benetti, os educadores refletiram durante o encontro de como foi adaptar-se à nova realidade. “Fizemos uma dinâmica em que os professores disseram, com apenas uma palavra, o significado deste ano para eles; qual foi a que mais chamou atenção e a que os descrevem após todas as mudanças e dificuldades que passaram’, conta. 

De acordo com ela, surgiram palavras como resiliência, perseverança, paciência, sensibilidade, empatia, aprendizado, renovação, adaptação, união. “Este ano está sendo de grande importância para a união dos professores de Educação Física e para consolidar nosso componente curricular tão importante para o desenvolvimento biopsicossocial de nossos alunos, fator esse determinante para a qualidade de vida”, enfatiza. 

Os professores de Português e Inglês receberam informações sobre o andamento das aulas remotas, através de devolutivas sobre os roteiros enviados aos alunos, e sobre o encerramento do ano letivo. Após uma dinâmica em grupo, produziram poemas, textos e frases que retratam as experiências profissionais em 2020 e expectativas para 2021. Camila Braga, ATP responsável, disse ter sido um encontro descontraído e  de socialização “Todos se emocionaram, pois ao pensarmos no ano de 2020 percebemos que, apesar dos desafios, foi um período de muito aprendizado e conquistas para a educação”, ressalta.

Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, essas orientações são muito importantes para formação dos professores e para estruturar as ações da Secretaria. 

Confira o poema produzido na orientação técnica de Português e Inglês pela professora Cleomilda Fogaça da EM Pref. Eugênio Dias Tatit.

Desafios foram imensos…

Mas é gratificante ser professor.

A doença sacudiu-me de mansinho,

Porém, vencida com muito ardor.

Na renovação trilhei os espinhos,

E na glorifiquei o louvor.

Gratidão a Deus, família e amigos,

Nossa sintonia verdadeira, o amor.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados