Prefeitura de Itararé

Atividades reuniram educadores das áreas de Arte, Educação Física, Inglês e Português

Publicado em 20 de julho de 2020


Prefeitura de Itararé (SP) realiza mais três Orientações Técnicas

Para os educadores, as atividades motivam, confirmam, direcionam e possibilitam realinhar e unificar o trabalho

Atividades reuniram educadores das áreas de Arte, Educação Física, Inglês e PortuguêsA Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 15 de julho, Orientações Técnicas para educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das áreas de Arte, Educação Física, Inglês e Português.

Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a capacitação foi realizada através de videochamada e foi coordenada pelas assessoras técnicas pedagógicas Tânia Martins (Arte), Jéssica Carneiro Benetti (Educação Física) e Camila Braga (Inglês e Português). 

Conforme elas, a ação teve por intuito conversar, trocar ideias, debater, argumentar e construir, coletivamente, estratégias e práticas educativas. Além disso, a supervisora Raquel Borges Ribeiro, em conjunto com as ATP’s,  trabalhou com sugestões que auxiliarão os docentes no planejamento das aulas, visando aprendizagem efetiva e educação de qualidade. 

Para Tânia, é sempre muito produtivo se reunir com os professores. “Esse encontro, em especial, foi muito importante para o acompanhamento das ações em relação às aulas não presenciais. Compartilhamos ideias e atividades voltadas à linguagem Dança e levantamos possibilidades da integração com as demais linguagens artísticas (Música, Teatro e Artes Visuais). O ensino remoto traz desafios, mas com a dedicação e criatividade dos professores, temos percebido bons resultados”, detalha. 

Segundo Jéssica, as orientações técnicas pedagógicas são essenciais para a troca de boas práticas e experiências entre os professores. Como eles relatam, as atividades motivam, confirmam, direcionam e possibilitam realinhar e unificar o trabalho. “Dialogamos sobre metodologias ativas no ensino remoto, e como tornar a aprendizagem significativa ao educando, sempre com intencionalidade pedagógica, adequando e contextualizando os objetos de conhecimento a esse momento de isolamento social, nos atendo sempre na qualidade das aulas de Educação Física”, enfatiza. 

De acordo com Camila Braga, a ação foi de grande valia. “Os professores compartilharam suas práticas e experiências com o ensino remoto. Pudemos conversar a respeito de aplicativos e outras tecnologias que poderão ser utilizadas, adequações de roteiros e socializar sobre o desenvolvimento das atividades relacionadas ao 3° Concurso de Poesia de Itararé ‘O mundo da minha janela’”, conta

A secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, ressalta que essas formações são importantes para refletir sobre conceitos centrais da Educação e fortalecer o processo ensino-aprendizagem em toda Rede.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados