Prefeitura de Itararé

Chefe do Executivo também abordou sobre casos confirmados de dengue no município

Publicado em 28 de fevereiro de 2020


Prefeitura de Itararé (SP) realiza coletiva de imprensa sobre o coronavírus

Encontro foi no Gabinete do Prefeito

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma coletiva de imprensa com os veículos do município e região para expor sobre o caso de suspeita de coronavírus na cidade. 

Na ocasião, participaram também os integrantes da Sala de Situação COVID-19 (coronavírus), o interventor da Santa Casa, Orlando Nunes; o secretário municipal de Saúde, Marcus Vinícius; a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Gislene Fátima Oliveira e o chefe da assessoria jurídica, Filipe Martins.

Durante a coletiva, foram faladas sobre as precauções e os cuidados que a Prefeitura vem tomando desde o surgimento do vírus e as estratégias que serão seguidas. 

Conforme o prefeito, o munícipe suspeito foi localizado após uma busca ativa na cidade de moradores que estiveram em viagem para o exterior nos últimos dias. “Assim que confirmado o caso no Brasil, nossa equipe já deu início a triagem para nos precavermos. Localizado o munícipe, ele se submeteu aos exames necessários, está bem, na residência dele, e, no momento, aguardamos o parecer do teste laboratorial para dar continuidade às ações”, destaca.  

Heliton reforça que não há necessidade de pânico ou alardes. “Tudo está sendo monitorado. Temos respaldo do Governo Estadual e do Ministério da Saúde. Qualquer informação será divulgada através de nossa Assessoria de Comunicação. Importante a população tomar cuidado com as fake news e julgamentos”, enfatiza. 

Segundo Gislene, os centros de Saúde do município (postos e hospital) estão funcionando normalmente e aptos a realizar qualquer tipo de atendimento. As escolas também estão sendo orientadas a como proceder para com os alunos. “Importante praticar, e não somente nesse caso, mas por toda a vida, a higienização correta das mãos, ventilação de ambientes, etiqueta respiratória”, salienta. 

Prevenção – O Ministério da Saúde elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus. São eles: cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente; quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Dengue –  O chefe do Executivo também abordou sobre casos confirmados de dengue no município. 

De acordo com ele, até o momento, cinco casos foram confirmados, sendo três importados (pessoas que viajaram e voltaram doentes) e dois autóctones (pessoas que foram picadas e adoeceram no município). “A dengue mata. É de extrema importância que a população se conscientize disso e mantenha as casas livres de criadores”, destaca. 

Conforme Gislene, a vigilância realizará ações de nebulização para isolar os focos, além de trabalhar para eliminar possíveis criadouros através da visita dos agentes nas residências. “A participação da população para combater todos os focos é essencial, pois somente o poder público não consegue”, detalha. 

O prefeito e a equipe também estiveram no programa Tema Geral, na rádio educadora FAFIT falando sobre os temas. 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados