Iniciativa envolveu a distribuição de 66 kits lanches, 51 kits de higiene e 20 cobertores

Publicado em 30 de julho de 2020

Prefeitura de Itararé (SP) realiza ação de acolhimento a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou, na noite de terça-feira (28), ações de busca ativa e abordagem social junto a pessoas em situação de vulnerabilidades e risco.

De acordo com a secretária da Pasta, Luciana Perúcio, durante a iniciativa, foram entregues 66 kits lanches, 51 kits de higiene, contendo álcool em gel, sabonete líquido e máscara, e 20 cobertores. “Um usuário foi encaminhado à Santa Casa, através do excelente trabalho do SAMU, e dois solicitaram apoio para encaminhamento de tratamento para dependência química”, detalha.

“Essa busca teve como principal objetivo a identificação das pessoas em situação de rua. Nosso foco foi orientá-los sobre cuidados de higiene, proteção e prevenção, em especial neste período de pandemia em decorrência da Covid-19”, enfatiza ela.

Para o prefeito, Heliton do Valle, ações como essa são mais do que fundamentais. “É nosso dever, como poder público, disponibilizar auxílio a quem mais precisa, sem constranger ou obrigar essas pessoas a uma situação desconfortável. A saúde, o bem-estar e a dignidade desses munícipes sempre será prioridade”, enfatiza.

Saiba mais – O Serviço de Abordagem Social foi implantado na gestão Heliton do Valle e tem como principal objetivo assegurar atendimento, apoio, orientação e acompanhamento a famílias ou indivíduos em situação de ameaça e violação de direitos, em especial às pessoas em situação de rua.

As abordagens ocorrem de forma contínua pelos profissionais da Assistência Social, com maior frequência no período diurno, e também durante a noite, principalmente, durante períodos mais frios do ano.

Casa de Passagem – Em Itararé, a Casa de Passagem recebe os usuários do serviço a qualquer hora do dia ou da noite. No local, são ofertados acolhimento digno e respeitoso, com equipe profissional de cuidadores, assistente social e psicólogo, além de alimentação, higiene pessoal, orientação, encaminhamentos a rede socioassistencial e setorial.

Em razão da pandemia, a Prefeitura ainda implantou diversas medidas de segurança no local, e ainda montou um quarto destinado, exclusivamente, para acomodar possíveis usuários com suspeita do novo coronavírus que necessitem ficar em isolamento.

Como ajudar – A população pode colaborar na doação de cobertores e roupas de inverno para o Fundo Social de Solidariedade, as quais serão destinadas tanto aos acolhidos da Casa de Passagem, como aos que se encontram em situação de rua durante as abordagens.

Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp da Assistência Social, através do (15) 99804-2667, e dos telefones (15) 3532-4363 e (15) 3532-2271.