Prefeitura de Itararé

Momento teve por objetivo auxiliar professores a superarem o atual cenário

Publicado em 7 de agosto de 2020


Prefeitura de Itararé (SP) promove capacitação on-line com psicóloga a educadores

Atividade foi conduzida pela supervisora Adriana Melo e pela assessora técnica pedagógica Adriana Corrêa

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 05 de agosto, mais uma Orientação Técnica Pedagógica às professoras da Sala de Recursos Multifuncional.

Conduzida pela supervisora Adriana Melo e pela assessora técnica pedagógica Adriana Corrêa, a atividade contou com a participação da psicóloga do Centro Educacional Especializado de Itararé (CAEEI), Maria Vitória Rodolpho. Na ocasião, a profissional falou sobre as emoções e sentimentos vivenciados com o ‘novo normal’, além daqueles causados pelo isolamento social, tais como a irritabilidade, insônia, angústia, preocupações exageradas e sentimento de solidão. “O momento teve por objetivo auxiliar as professoras a entenderem o atual cenário e preparar-se para um possível retorno com as aulas presenciais”, detalha. 

Conforme ela, em tempos de pandemia, é importante fazer reflexões e mudar o foco para o presente. “Focar em situações com resultados positivos e se auto perceber são chaves para atravessar o momento, uma vez que não ter todas as respostas exigidas também faz parte do processo”, pontua.

A psicóloga ainda enfatizou que o sentimento de ‘eu não consigo dar conta’ é normal nesse cenário. “Isso não quer dizer que você faz seu trabalho mal feito e sim que você também precisa se organizar, tendo uma rotina de trabalho, momentos divertidos com a família, exercícios físicos e se permitir um horário para não fazer nada apenas descansar”, detalha.                                                                                                

Para a secretária da Pasta, Andréia Almeida, harmonizar o coração e a mente é essencial para manter a saúde mental equilibrada. “Um dos nossos pilares no ensino é a parte socioemocional, que já vinha ganhando destaque entre a equipe escolar e está entre as competências básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Agora ganha ainda mais relevância”, finaliza. 

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