Imóvel, doado pela família do patrono, é uma das grandes conquistas do Chefe do Executivo

Publicado em 12 de agosto de 2020

Prefeitura de Itararé (SP) inaugura Casa da Cultura Juquinha Taques

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, realizou, nesta quarta-feira (12), a inauguração da Casa da Cultura Juquinha Taques.

Conforme o coordenador da Pasta, Alisson Riveli, o imóvel, de mais de 100 anos, foi doado ao município pelo doutor Luís Celso Taques e as filhas, familiares do patrono do local. “A doação aconteceu no ano de 2019. Desde então, trabalhamos na pintura e revitalização do prédio, que já se encontrava em excelente estado de conservação, e também na arrecadação de doações de mobiliários e outros itens para a decoração do casarão”, detalha.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a casa é uma das maiores aquisições da gestão. “Neste espaço, poderemos trabalhar a preservação da rica memória histórica e cultural do município. Sou muito grato a família Taques, e a todos os demais colaboradores que tornaram esse sonho possível, pela confiança depositada em nossa gestão”, enfatiza.

O Casarão – Com mais de 15 cômodos, 267 metros quadrados de área construída e avaliado em mais de R$ 1 milhão, o prédio abriga hoje diversas salas temáticas que homenageiam artistas e grandes personalidades da cidade, destacando-se a Sala do Tropeiro; a Sala Jorge Chueri, onde se encontra o acervo pessoal do pintor e a famosa série de obras ‘Via-Sacra Itarareense’; a Sala Claro Jansson, contendo parte do arquivo pessoal  do fotógrafo, e, além de imagens ampliadas, os negativos originais; e a Sala Coronel Jordão, em homenagem a um dos fundadores da cidade, que morou na atual Casa de Cultura por um longo período de sua vida.

O local conta ainda com diversos objetos de decoração, mobília, livros, documentos e outros itens históricos doados pela população.

A Casa da Cultura fica a praça Siqueira Campos, 170, Centro. O telefone para contato é o (15) 3531-3778.

O evento seguiu todas as orientações das autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, tais como uso obrigatório de máscara e distanciamento social.