Prefeitura de Itararé

Cerimônia aconteceu no dia 21 de dezembro

Publicado em 12 de janeiro de 2022


Prefeitura de Itararé (SP) forma primeira turma do Curso Básico de Monitores Ambientais em Ecoturismo

Os formandos participaram das aulas realizadas aos finais de semana, com início no dia 06 de novembro e término em 11 de dezembro.

Com o objetivo de atender uma demanda regional e fomentar as atividades turísticas no município e na região, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, formou a primeira turma do Curso Básico de Monitores Ambientais em Ecoturismo.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no dia 21 de dezembro, na base da Guarda Civil Municipal (GCM) e contou com a presença do prefeito Heliton do Valle; do coordenador municipal de Cultura e idealizador do curso, Alisson Rivéli e do secretário municipal de Governo, Felipe Johnson.

Os formandos participaram das aulas realizadas aos finais de semana, com início no dia 06 de novembro e término em 11 de dezembro. Os encontros foram compostos por aulas teóricas, sobre os temas: introdução ao turismo; recepção e hospitalidade ao turista; noções de primeiros socorros e sobrevivência; conhecimentos de mídias sociais e marketing; introdução à fotografia; inglês básico para turismo; empreendedorismo; conhecimentos sobre geografia e meio ambiente, e ainda, manifestos culturais e acervo.

Compondo a grade do curso, os participantes realizaram também visitas técnicas aos pontos turísticos do município e da região. Dentre os locais visitados, estão: as cachoeiras em Sengés (PR); a Estância Vale do Paraíso, Pedra da Galinha e Bom Sucesso de Itararé (SP); Cânion do Jaguaricatú, Parque da Barreira e Morro Chato; Serra da Lumber, Ventania e Morro dos Cristais, além da visita a hotéis e restaurantes da cidade.

Para o prefeito, a formação de profissionais é um importante passo para oferecer atividades seguras e proveitosas para os turistas. “O turismo exige responsabilidade. Além do conhecimento técnico sobre os riscos eminentes de cada local, é fundamental contar com monitores que respeitem e preservem o meio ambiente”, comenta.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados