Publicado em 5 de março de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) firma parceria com Sebrae

Com ação, mais de 900 estudantes serão beneficiados com curso ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’

A ação contou com a presença dos educadores das escolas selecionadas

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, firmou em fevereiro uma parceria com o Sebrae para levar até os alunos da rede municipal de ensino o curso ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ (JEPP). A formação possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores.

Ao todo, serão beneficiados 915 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 34 professores, além dos gestores, serão capacitados, além dos gestores das Escolas.

Entre as escolas, foram selecionadas para participar a EM Profª Maria Olívia de Mello e EM  Profª Maria da Silveira Vasconcelos.

A apresentação do curso aos educadores foi realizada pela formadora e representante do Sebrae Fernanda Angélica de Barros. A ação contou com a presença também da supervisora Luciana Becker e Assistente Técnico Pedagógico (ATP) Jocimara Quaresma .

Segundo a secretária municipal da Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, o curso apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas”, explica.

Conforme ela, com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. “É uma excelente ação que vem a somar com nosso trabalho”, finaliza Ana Maria.