Saiba quais são as indicações e as restrições para a aplicação das doses

Publicado em 18 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Itararé (SP) esclarece mitos e verdades sobre vacinação

Manter as vacinas em dia vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, as pessoas estão ajudando a diminuir os casos de inúmeras doenças em toda a comunidade.

Com o intuito de instruir a população sobre a importância da imunização, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, divulgou alguns dos mitos e verdades sobre as vacinas. Confira abaixo:

– Aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo pode sobrecarregar o sistema imunológico de crianças?

De acordo com a Vigilância, evidências científicas mostram que aplicar várias vacinas ao mesmo tempo não causa aumento de eventos adversos sobre o sistema imunológico dos pequenos. Na verdade, a prática é incentivada pela Organização Mundial de Saúde, porque ajuda a manter a carteira de vacinação em dia e aumenta a cobertura de pessoas imunizadas.

É importante lembrar que, pelo calendário infantil atual de vacinação, a quantidade máxima por dia é de quatro doses, salvo casos em que a carteirinha esteja atrasada.

– A combinação antibiótico e vacina são perigosas?

Não. O uso de antibióticos não é motivo para contraindicar a vacina.

– Posso aplicar vacinas em pessoas que estejam doentes?

Evita-se aplicar vacina em pessoas que estejam com doenças moderadas ou graves. Em quadros leves, elas podem ser aplicadas.

As vacinas são contraindicadas em casos de doença febril aguda (em curso) que comprometa o estado geral de saúde. Relato de febre anterior ao dia da vacinação, por exemplo, não é motivo para contraindicação.

Saiba mais – Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, à rua Frei Caneca, 1471, ou através do telefone (15) 3531-8160.