No total, 20 agricultores foram beneficiados com a capacitação

Publicado em 2 de dezembro de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) entrega certificados do curso de Olericultura

“Estruturando o pequeno produtor, gera-se ganho não apenas a eles, mas a todo município. Estou muito feliz em fazer parte desse momento”, comenta Heliton

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, entregou, na última semana, os certificados do curso de Olericultura (área da horticultura de cultivo de hortaliças e legumes) aos 20 agricultores beneficiados com a capacitação.

Desenvolvida em parceria com o Sebrae-SP, a iniciativa, pioneira, teve a duração de oito meses e o objetivo de capacitar e orientar os participantes sobre a gestão da propriedade, o controle financeiro, planejamento de plantio e colheita e como vender para órgãos públicos.

O Programa, ainda, conforme o consultor de negócios do Sebrae, André Scalco, identificou as necessidades dos produtores, sendo o principal entrave à comercialização da produção. “Com isso, apresentamos caminhos a eles, que, em comum acordo, decidiram para 2020 apresentar uma proposta de venda direta à Prefeitura”, detalha.

No total, foram investidos R$ 17 mil.

Para Heliton, esse apoio é fundamental para os pequenos produtores rurais da cidade. “Estruturando o pequeno produtor, gera-se ganho não apenas a eles, mas a todo município. Estou muito feliz em fazer parte desse momento”, enaltece.

Saiba mais – A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae teve início no começo deste ano com o foco em capacitar os pequenos produtores a se tornarem gestores.

O projeto é ministrado por técnicos do Sebrae e conta com uma grade voltada para tendências setoriais, controle financeiro, custos e qualidade da produção, associativismo e cooperativismo, além de boas práticas agrícolas.

Hoje, 60 agricultores fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal e contribuem para com a merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para o prefeito, a parceria veio em boa hora e, sem dúvidas, irá contribuir para com o trabalho da valorização a agricultura familiar desenvolvido em Itararé. Ainda irá auxiliar os agricultores a melhorarem a renda, além de evitar o êxodo rural. “Temos ciência da importância do homem do e no campo. Quanto melhor qualificado, mais poderá ampliar os negócios, a renda e a oferta de oportunidades”, finaliza.