Cerca de 5 mil alunos participaram das atividade promovidas

Publicado em 10 de junho de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) encerra Semana do Meio Ambiente com sucesso

Estudantes da EM Eugênio fizeram uma busca por lixo em torno da escola

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente, promoveu, de 03 a 07 de junho a Semana do Meio Ambiente.

Promovidas junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, as ações tiveram como objetivo sensibilizar a opinião da comunidade escolar para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente. A programação contou com palestras, jogos, apresentação de filmes e teatros sobre o tema, trilhas, exposição de brinquedos feitos com material reciclável e outras atividades.

As Escolas Municipais Profª Joselia Rocha de Moraes Ferreira e Pref. Eugênio Dias Tatit , por exemplo, destacaram a ‘Coleta Seletiva – separando resíduos, preservando o ambiente’. Os alunos dos 5º anos fizeram uma busca por lixo em torno da escola a fim de evitar água parada e proliferação do mosquito da dengue, enquanto os estudantes dos 4º anos realizaram uma panfletagem sobre o tema. Já a Escola Municipal Maria da Silveira Vasconcelos realizou uma passeata pelo centro da cidade e plantou uma muda de árvore na praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro). Os estudantes da Escola Municipal Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira também realizaram um plantio. Ao todo, foram plantadas seis árvores, quatro Resedás e dois mini Ipês Amarelos e mudas de folhagens nos pés das árvores.

Conforme a assessora técnica pedagógica do Ensino Fundamental – Projetos do Meio Ambiente, Vanessa Borges, todas as unidades escolares se mobilizaram durante a semana. “Cerca de cinco mil alunos participaram das atividades”, comenta.

O próximo passo, segundo ela, é dar início a preparação para a Feira Cultural ‘Meio ambiente, biodiversidade e água’.

Saiba mais – O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, no ano de 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período, em todo território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.