Publicado em 3 de abril de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) é solidária aos animais em situação de abandono

No ‘Dia Mundial dos Animais de Rua’ instituição pede mais amor aos bichos

Proteger os animais é um dever de todos, diz o prefeito

O ‘Dia Mundial dos Animais de Rua’ foi instituído como forma de conscientização ao não abandono animal e em prol às necessidades daqueles que não tem um lar.

A Prefeitura de Itararé (SP), solidária a causa, oferece atendimento gratuito aos animais.

De acordo com a veterinária do município, Mayra Cavazotti, é necessário que a população se sensibilize ao ver um animal em más condições, leve-o até Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária para que receba atendimento e se responsabilize pelos cuidados posteriores.

A cidade conta ainda com a União Itarareense de Proteção aos Animais (Unipa), que recebe um repasse mensal da Prefeitura, no valor de R$ 22.660mil/mês.

Segundo o secretário da Pasta, Castellar Pimentel Junior, também é feita uma doação de ração à entidade, para que a instituição consiga acolher e tratar dos animais. “Os veterinários da Prefeitura fazem periodicamente visitas a Associação para prestar atendimento aos animais recolhidos por ela”, comenta.

O prefeito, Heliton do Valle, lembra que o abandono de animais é crime previsto por lei. Quem o pratica pode ser punido com multa e perda da guarda do animal ou até mesmo prisão, de acordo as leis vigentes.

Conforme o ele, quem presenciar uma situação de abandono ou maus tratos deve fazer imediatamente a denúncia a Guarda Civil Municipal (GCM), através dos contatos (15) 3531-2120 ou 3531-3733.

A Guarda, após verificar a situação, aciona a UNIPA, caso necessário, conta o secretário que ainda dá outras alternativas para denúncia. “É possível formalizar a situação de forma anônima ligando no 13 ou no 199. Denunciar faz toda diferença”, destaca.

Saiba mais – Para agendar consultas aos animais ou obter mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, localizada na rua Frei Caneca, 1443 ou entrar em contato através dos telefones (15) 3532-2457 e (15) 3531- 4382.