Publicado em 7 de junho de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) dobra quantidade de material reciclável recolhido graças à reestruturação da coleta seletiva no município

Através de parceria com a cooperativa Nova Esperança, cerca de quatro toneladas têm sido coletadas por semana

A cada dia, toneladas de resíduos são descartados em todo planeta. Resíduos que poderiam ser reciclados e reaproveitados para que, além da proteção do meio ambiente, ainda auxiliassem na geração de renda de inúmeras famílias. Pensando nisso, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente e da cooperativa de reciclagem Nova Esperança, tem desenvolvido um projeto de reestruturação da coleta seletiva no município.

Desde o dia 5 de maio, a coleta seletiva tem operado em novos moldes na cidade, através da coleta de casa em casa, realizada por meio de distribuição de sacos individuais específicos para este fim. E a ideia tem dado frutos.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Jerônimo de Almeida, através de uma reunião com representantes da cooperativa Nova Esperança, foi possível constatar que a coleta de materiais recicláveis, no período de 30 dias, dobrou em quantidade. “Antes, durante a semana, eram coletadas duas toneladas de material na região central da cidade. Após a implantação desse novo modelo, são recolhidas quatro”, destaca.

Conforme ele, atualmente, os sacos especiais para material reciclável são distribuídos aos moradores da área central da cidade e parte dos bairros Jardim Claudina e Vila Jora. Até o final do mês de junho, os bairros do Cruzeiro, Jardim Regina, Ginásio, Convento, Vila Osório e Tonico Adolfo passarão a receber também. “Essa ação será realizada em parceria com Tiro de Guerra, Secretaria Municipal da Educação e Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente”, informa.

Dia Nacional do Catador de Material Reciclável – Em 7 de junho é comemorado o Dia Nacional do Catador de Material Reciclável. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os catadores são responsáveis pela coleta de 20% de todo resíduo urbano descartado no Brasil. Em Itararé, a média é de 35 a 45 toneladas recolhidas por mês, auxiliando assim, na conservação do meio ambiente.

Para o prefeito, Heliton do Valle, o trabalho desenvolvido por essas pessoas é de suma importância. “Desenvolver projetos para auxiliar o trabalho destes profissionais tão fundamentais é um compromisso de nossa gestão. Assim, além de diminuir o resíduo gerado junto ao aterro sanitário, podemos ainda auxiliar na geração de emprego e na renda dessas pessoas”, finaliza.

Através de uma reunião com representantes da cooperativa Nova Esperança, foi possível constatar que a coleta de materiais recicláveis, no período de 30 dias, dobrou em quantidade