Cerca de 60 famílias serão beneficiadas pelas obras

Publicado em 28 de junho de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) dá início a fase final da instalação de poços artesianos na Zona Rural

Iniciativa é inédia da gestão Heliton do Valle

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, iniciou, nesta sexta-feira (28), a fase final das obras de três poços artesianos na Zona Rural do município.

Conforme o secretário da Pasta, Jerônimo de Almeida, a ação consiste na instalação da bomba d’água e do acabamento dos poços, localizados nas Fazendas Canaã, Silvério e Brasil.

Para o prefeito, Heliton do Valle, é uma grande alegria concluir mais uma obra em prol da população. “Através dessa nova instalação, essas famílias terão acesso à água potável e de qualidade em suas residências. Essa é mais uma prova do comprometimento da gestão com o homem do campo”, enfatiza.

Poços Artesianos – A iniciativa, inédita da gestão Heliton do Valle, começou em março de 2019, visando suprir a falta d’água enfrentada pelos assentamentos nos últimos anos, uma vez que as minas de águas locais não possuem mais capacidade para atender aos moradores, devido ao assoreamento.

A escolha dos locais para a instalação se deu através de um estudo, visando regiões próximas à rede elétrica, onde a perfuração fosse menor, abaixando o custo do projeto. Cerca de 60 famílias serão beneficiadas pela obra, realizado com recursos próprios no valor de R$ 64.890. A construção terá capacidade de bombear por volta de 110 mil litros/dia.

Concomitantemente a isso, a Prefeitura também iniciou a recuperação das minas por meio do plantio de árvores e do isolamento da área. Após o processo, os corpos hídricos, poderão, ser utilizados para outros fins que não o abastecimento doméstico, como para dar de beber aos animais e em irrigação de hortaliças.