Prefeitura de Itararé

Nas escolas municipais, crianças contam com o apoio de estagiários As atividades oferecidas auxiliam no processo de evolutivo de comunicação das crianças O dia 02 de abril é o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), em função da grande variedade de combinações de características que os indivíduos […]

Publicado em 2 de abril de 2018


Prefeitura de Itararé (SP) busca melhorias para autistas

Nas escolas municipais, crianças contam com o apoio de estagiários

As atividades oferecidas auxiliam no processo de evolutivo de comunicação das crianças

O dia 02 de abril é o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), em função da grande variedade de combinações de características que os indivíduos inseridos neste espectro podem apresentar.

O transtorno causa normalmente problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança.

Segundo a secretária da Secretaria Municipal de Educação de Itararé  (SP), Ana Maria F. S. Oliveira, a Rede m Municipal de Ensino conta hoje com  aproximadamente 30 educandos inseridos no espectro autista e que frequentam o ensino regular.

De acordo com ela, para que seja possível estimular o desenvolvimento em sala de aula, as crianças e os professores contam com o com apoio de estagiários. “Quando necessário eles também recebem atendimento suplementar educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais com professoras especialistas”, completa.

Conforme a secretária, é muito importante esse atendimento psicopedagógico na própria unidade escolar, contudo, em Itararé, as crianças também recebem atendimento psicoterapêutico e fonoaudiológico, de acordo com a necessidade de cada caso, no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEEI). “No CAEEI uma equipe multiprofissional analisa os casos para dar o diagnóstico. Existem testes e exames específicos para isso e é a partir deles que o educando recebe os atendimentos suplementares”, finaliza Ana.

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