Publicado em 11 de abril de 2017

Prefeitura de Itararé inicia campanha nacional de vacinação contra gripe

Meta é vacinar 11 mil pessoas no município

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (17) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Entre os dias 17 e 20 de abril, a vacinação é direcionada aos profissionais da saúde e de 24 de abril a 26 de maio para os demais. O ‘Dia D’ será em 13 de maio, quando as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17 horas.
Segundo a diretora municipal da Vigilância Epidemiológica, Gislene de Fátima Oliveira, a meta é imunizar cerca de 11 mil pessoas que fazem parte do público-alvo, sendo este idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestante e mulheres pós-parto até 45 dias, professores (mediante comprovante profissional), profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas.
A vacina contra a gripe é composta por vírus incapazes de se replicar no organismo da pessoa vacinada, portanto não causa a gripe. A dose protege contra subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e um do tipo B.
De acordo com o Ministério da Saúde p medicamento é contra indicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
Dúvidas sobre a vacina contra gripe podem ser esclarecidas nas unidades de saúde ou na Vigilância Epidemiológica de Itararé, que fica na rua Frei Caneca, 1471 – Centro.

RESUMIDO CALENDÁRIO