Publicado em 17 de maio de 2017

Prefeito de Itararé reabastece Farmácia Municipal

Heliton do Valle entregou 235 volumes de medicamentos a serem distribuídos para população

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle começou a semana com uma ótima notícia para a população: 235 volumes de medicamentos chegaram na terça-feira (16) para reabastecer a Farmácia Municipal (Farmai).
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Souza, além dos industrializados também foi comprado sais para manipulação. “Foi uma vitória esta aquisição. Em janeiro de 2017 a farmácia estava com estoque inadequado e, devido ao respeito com a legislação, houve demora na chegada dos medicamentos, mas agora será regularizado”.
Do Valle fez questão de conferir e afirmou que a partir de agora o município está no caminho certo. “A saúde da população é nossa maior preocupação. Vencemos uma série de obstáculos e estamos trabalhando para que os remédios estejam disponíveis sempre que alguém precisar”.
Hoje a Farmai atende uma média de 250 pacientes por dia, mas segundo a farmacêutica, Denise Barssoti, este número já chegou a 400. “Com a falta de remédios dos anos anteriores o atendimento foi reduzindo”.
A expectativa, segundo Ana Maria, é que com esta nova administração a farmácia municipal atenda a demanda, inclusive dos medicamentos de alto custo. De acordo com a farmacêutica, Stella Miolo, cerca de 900 pacientes desta categoria recebem mensalmente os remédios. Ao todo são mais de 50 tipos diferentes de remédios, porém “este número é muito variável, porque ele sobe constantemente”, explica.
O chefe do executivo ainda destaca que o espaço da Farmai será ampliado. “Já alugamos o prédio ao lado para organizarmos melhor nosso laboratório, onde os medicamentos manipulados são feitos”. Segundo Ana Maria, nos próximos dias a equipe já estará trabalhando com mais agilidade.
A secretária ainda informa que a farmacêutica responsável pelo estoque, Camila Holtz, já está fazendo o controle para fazer novos pedidos. “Nas próximas semanas teremos mais remédios chegando”, conclui Ana Maria.

a Equipe de farmacêuticas da esq. para a direira Camila Holtz (atrás) Denise Barsotti, Stella Miolo e a Secretária de Saúde Ana Maria de Souza