Ação é resultado da parceria entre Prefeitura e Polícia Civil

Publicado em 20 de setembro de 2019

Prédio do Necrim é inaugurado em Itararé (SP)

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, participou, na quinta-feira (19), da inauguração do prédio do Núcleo Especial Criminal (Necrim) do município.

A solenidade, realizada na nova sede do órgão, contou com a presença do diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7), de Sorocaba (SP), Osmar Guimarães Junior e do delegado José Carlos Bertolucci, além de outras autoridades civis e militares do município e região.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a presença do Necrim na cidade reforça a preocupação da gestão com a segurança pública. “Através dessa parceria poderemos facilitar a conciliação de pequenos conflitos e gerar mais conforto e segurança aos munícipes, o que é prioridade para nós”, enfatiza.

Necrim – O Núcleo Especial Criminal é o órgão especializado da Polícia Civil do Estado de São Paulo que promove a solução de conflitos de interesse decorrentes de crimes de menor potencial ofensivo.

Para mediação, são realizadas as ‘audiências preliminares de conciliação’ e no caso de haver um consenso entre as partes envolvidas, o Delegado de Polícia pacificadora firma acordo através do ‘termo de conciliação preliminar’, que posteriormente é homologado pelo Judiciário.

A medida tem como objetivo incentivar a cultura de pacificação, do entendimento, por meio da conciliação entre as partes. Visa ainda desafogar os trabalhos do Poder Judiciário, Ministério Público e da Polícia Civil, que poderá se concentrar na investigação de crimes mais graves.

Em Itararé, o prédio que abriga o Necrim foi reformado através de um convênio entre Prefeitura e Polícia Civil. O órgão fica à rua rua Frei Caneca, 2420, Centro.