Prefeitura de Itararé

Publicado em 30 de maio de 2018


No Dia da Bandeira, prefeito de Itararé (SP) homenageia criador do brasão da cidade

Aos 83 anos, Roque Rodrigues se recorda do processo de criação do símbolo

Roque admira o desenho criado por ele

‘Itararé pelo trabalho’ é isso que quer dizer a frase ‘Itararé pró-labor” no brasão da cidade. No Dia da Bandeira, celebrado nesta quarta-feira (30), o criador do símbolo, Roque Rodrigues, recorda a criação dele.

“Aconteceu durante o segundo mandato do então prefeito Francisco Alves Negrão (1956 a 1959), eu tinha 20 e poucos anos na época, meus cabelos ainda eram bonitos”, brinca.

Nascido em 1934, Roque era, na época, escriturário da Prefeitura. Quando necessário, era ele quem fazia faixas e certificados para a Prefeitura e Câmara Municipal. “Tive outras funções como servidor, a última foi no setor de compras de medicamentos. Em 2013 me aposentei”, conta.

A criação, finalizada em menos de 24 horas, só aconteceu graças ao pedido do então secretário Adriano Queiroz. “Itararé ia ter uma festa boa, a Festa do Milho, com desfile e tudo mais, então Adriano queria o desenho para representar a cidade e me pediu para fazer. A frase estampada veio dele”, recorda.”Estudei brevemente o livro de heráldica (arte ou ciência de descrever os brasões) e deixei o lápis correr”, acrescenta.

Conforme ele, na época usava-se o brasão de São Paulo como símbolo e foi por aí que começou a desenhar. “Após fiz as cinco torres, que representam o município, se fosse distrito seriam apenas três. O desenho do morro se refere a Bom Sucesso, na época pertencente à cidade. O rio retrata o Rio Verde. Nas laterais usei o trigo e o milho. O milho por ter representatividade econômica na cidade e o trigo para homenagear a festa que iria acontecer. Hoje talvez eu colocasse uns pinus e a soja. Ainda tiraria o morro de Bom Sucesso”, explica.

Questionado se achava que a cidade precisava de um novo brasão Roque afirma que não. “É tradição, tem que manter, não é porque eu desenhei, na verdade nunca imaginei que um dia iriam me entrevistar por isso, mas tradições são tradições”, finaliza.

Na cidade, o brasão do estado de São Paulo foi substituído pela criação de Roque Rodrigues

Aos 83 anos Roque era funcionário da Prefeitura e se aposentou em 2013

Anteriormente o município utilizava o brasão do estado de São Paulo

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados