Reunião aconteceu nesta quarta-feira (17)

Publicado em 18 de fevereiro de 2021

Novos membros da Defesa Civil de Itararé (SP) reúnem-se para abordagem e familiarização das atividades desenvolvidas pelo setor

Primeira reunião do COMDEC aconteceu na quarta-feira (17)

A Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Itararé (SP) realizou, nesta quarta-feira (17), a primeira reunião com os novos membros nomeados para o exercício de 2021. A nomeação foi formalizada por meio do Decreto Nº 12, de 29 de janeiro deste ano.

O encontro teve a finalidade de promover a familiarização dos novos membros com as atividades desenvolvidas pela Defesa Civil.

Em pauta, os integrantes trataram sobre: o histórico de ocorrências registradas pelo setor, em Itararé, desde 2005; a legislação básica sobre Defesa Civil, com atenção especial à lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal Nº12.608/2021); as áreas de risco do município e a Instrução Normativa de decretação de estado de emergência e calamidade pública.

Além disso, a reunião tratou das atribuições de cada um dos membros diante de situações de anormalidade e, ainda, da participação de Itararé no programa Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba mais – Itararé está inscrita na campanha ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se preparando’ desde 2017, com o compromisso de implementar os ‘Dez Essenciais para a Construção de Cidades Resilientes’. Além de dispor dos requisitos exigidos, a participação do município viabiliza a solicitação de recursos para obras de infraestrutura.

Emergência – Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 153.