InícioNotíciasAcesso à InformaçãoAssistência SocialGuarda Civil MunicipalSaúdePrimeira operação do Programa Acolher aconteceu no último sábado (06) em Itararé (SP)

Ação envolveu profissionais da secretaria da Saúde, secretaria de Desenvolvimento Social e guardas municipais

Acesso à Informação, Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Saúde
Operação foi realizada por profissionais da área da saúde, assistência social e guardas municipais

A primeira operação do Programa Acolher foi realizada no último sábado (06), em Itararé. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde e Guarda Civil Municipal (GCM) e tem por objetivo realizar busca ativa em pessoas em situação de rua e dependentes químicos, oferecendo o devido encaminhamento para tratamento e internação, quando necessário.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luciana Perucio, destaca que esta foi a primeira operação do ano, no entanto, o serviço de abordagem social é realizado diariamente, de segunda a sexta. “Estamos para garantir os direitos sociais e isso inclui garantir a adesão voluntária do cidadão. Esta é uma ação de longo prazo, é preciso estabelecer um vínculo para dar início a um efetivo e qualitativa trabalho”, explica.

A parceria envolveu 14 profissionais, dentre eles: enfermeira e psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, o secretário de Saúde Marcus Vinicius Gonçalves, o comandante da GCM Alisson Riveli e guardas municipais.

O secretário municipal de Saúde, Marcus Vinicius Gonçalves, destaca a importância da ação, como forma de garantir não apenas a saúde física, mas também mental dos moradores. “Prezamos pela integridade física e mental dos assistidos, e com parcerias e ações como esta, conseguimos intensificar o nosso trabalho”, reforça.

De acordo com o comandante da GCM, Alisson Riveli, cerca de 20 pessoas foram abordadas. Destas, seis foram encaminhadas para tratamento e internação, uma foi levada para a própria casa e uma pessoa foi destinada à Santa Casa. “Queremos retirar essas pessoas da condição de rua e garantir mais dignidade à elas”, conta Riveli.

O prefeito Heliton do Valle reconhece a importância desta iniciativa e afirma que o município só tem a ganhar com a parceria entre as secretarias. “Zelamos pelo bem-estar e saúde, física e mental, de todos os nossos munícipes. A comunicação entre as secretarias, concretizada em projetos como o Programa Acolher, traz significativos resultados”, conclui.