Prefeitura de Itararé

Formação foi realizada pelas assessoras técnicas pedagógicas Samara Abrahão e Marlene Ribeiro

Publicado em 26 de junho de 2019


Prefeitura de Itararé (SP) realiza 5ª Orientação Técnica da Educação Infantil

Reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 13 de junho a 5ª Orientação Técnica para os coordenadores pedagógicos responsáveis pela Educação Infantil das creches e pré-escolas. 

Realizada pelas assessoras técnicas pedagógicas Samara Abrahão e Marlene Ribeiro, a formação aconteceu na Secretaria e contou com a presença das supervisoras de ensino Sandra Carvalho e Sandra Zambianco e dos 22 coordenadores pedagógicos responsáveis pela Educação Infantil municipal. 

Conforme as formadoras, no período da manhã, as orientações técnicas foram direcionadas para os 12 coordenadores pedagógicos das pré-escolas que atendem crianças de quatro a cinco anos. Já no período da tarde, a instrução ocorreu para os dez coordenadores das creches que atendem crianças de zero a três anos. “Esses encontros, que ocorrem todo mês, são muito importantes, pois auxiliam os coordenadores pedagógicos na formação continuada que acontece com os professores nas unidades escolares durante os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivos (HTPC’s)”, destacam.

Segundo elas, as orientações técnicas deste ano estão voltadas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste primeiro semestre, foram abordados os Conceitos essenciais trazidos pela BNCC para a etapa da Educação Infantil; Eixos Estruturantes da Educação Infantil; Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento e como colocá-los em prática; Processo de Avaliação na Educação Infantil; A Literatura Infantil e a BNCC –  leitura e contação de histórias; Campos de Experiência; Construção Identitária da Criança e o Nome Próprio; Elaboração de Projetos; Desenvolvimento de jogos; Perfil do Educador e atividades adequadas para a Primeira Infância; além de orientações para a organização pedagógica do ano letivo como: Plano de Ensino; Cantos de Atividades Diversificadas; Organização do espaço; Sugestões de atividades voltadas para a faixa etária de acordo com o tema que está sendo abordado na formação.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados