Prefeitura de Itararé

Projeto incentiva alunos a participarem do plantio, trato e colheita das hortaliças

Publicado em 28 de maio de 2019


Em Itararé (SP), estudantes começam a usufruir dos alimentos da ‘Horta Educativa’

Para o chefe do Executivo, a colheita é uma recompensa pelo aprendizado

Mãos pequeninas trabalhando para plantar, cuidar e colher os frutos da terra. É assim que, em Itararé (SP), os alunos da Escola Municipal Maria Jesus Klocker Camargo e da Escola do Campo Prof. Messias Sodré, através do projeto ‘Horta Educativa’, aprendem sobre a importância da natureza e de uma alimentação saudável.

Desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária, de Educação e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, o projeto tem como principal função trabalhar a produção sustentável de alimentos junto aos alunos da Rede Pública Municipal.

Nas instituições, as hortaliças, já com dois meses, começaram a ser colhidas e consumidas pelos estudantes, como parte do programa de ensino. Na EM Maria Jesus, as mudas de alface, repolho, couve, salsinha, cebolinha, alface e brócolis foram plantadas pelas crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, juntamente ao prefeito Heliton do Valle, em uma cerimônia inaugural realizada no começo de abril.

Para o chefe do Executivo, a colheita é uma recompensa pelo aprendizado. “Juntos aos professores, essas crianças aprenderam a respeitar e cuidar do solo, que é de onde vem o nosso alimento. E a retribuição por esse carinho pela terra é essa: além de novos conhecimentos, muitas verduras frescas e saborosas”, enfatiza.

Horta Educativa – Com o objetivo de ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura, o projeto Horta Educativa foi retomado durante o primeiro ano da gestão Heliton do Valle, e, graças ao sucesso da iniciativa, segue para o segundo ano de atividade nas escolas do município.

Inicialmente, o programa era voltado aos alunos da pré-escola ao quinto ano, porém, em 2019, foi estendido e passou a atender também aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Além das escolas, hortas também serão implantadas em outros espaços públicos, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados