Acessório tem relevante significado histórico

Publicado em 21 de maio de 2020

Cultura Itararé (SP) recebe doação de lenços gaúchos

Quadro foi doado pelo rio-grandense-do-sul, subtenente e instrutor do Tiro de Guerra de Itararé, Ivonir Gonçalves Leher. Na foto, Ivonir e Riveli.

Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Cultura, recebeu nesta semana uma peça importante para integrar a Casa da Cultura Juquinha Taques: um quadro com dois lenços gaúchos.

Doados pelo rio-grandense-do-sul, subtenente e instrutor do Tiro de Guerra de Itararé, Ivonir Gonçalves Leher, o acessório é parte essencial do traje gaúcho e tem relevante significado histórico.

A confecção foi feita pela esposa de Ivonir, Vanessa Leher.

De acordo com Ivonir, inicialmente, o lenço era utilizados na cabeça, mas, a partir de revoluções políticas no Rio Grande do Sul, passou para o pescoço com uma conotação mais representativa de cunho político, identificando de um lado os ‘Maragatos’ e, de outro, os ‘Pica-Paus’ e os ‘Ximangos’.

Conforme o coordenador da Pasta, o quadro irá somar aos outros itens da casa e colaborar com a valorização da Cultura. “Ficamos gratos pela iniciativa e lisonjeados com a doação, tão rica e cheia de história”, detalha.

Significados – O lenço vermelho, feito com nó de quatro cantos, era identificado com os revolucionários farroupilhas (1835-1845) e, posteriormente, foi nome dado aos sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, no ano de 1893, em protesto a política exercida pelo governo federal representada na província por Júlio de Castilhos. Os Maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço.

Na Revolução de 1923, desencadeada contra a permanência de Borges de Medeiros no governo do Estado, novamente a corrente maragata rebelou-se contra seus antagonistas, que detinham o governo e eram chamados no Rio Grande do Sul de Ximangos, comprando-os a ave de rapina.

Já o lenço branco, feito com nó simples, identificava os Pica-Paus na Revolução Federalista de 1893 e, posteriormente, os Ximangos em 1923, adversários políticos dos Maragatos.

Doações – A campanha de arrecadação para mobiliar completamente o casarão, inclusive as salas de reunião, com móveis antigos, continua em vigor. São aceitos móveis como cadeiras, mesas, cristaleiras, escrivaninhas e outros itens antigos em bom estado de conservação. Obras de arte, quadros, louças, utensílios e outros objetos vintage também serão aceitos. O nome do doador será colocado em destaque junto ao item doado. Aqueles que tiverem itens para doação podem entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Cultura por meio do telefone (15) 3531-3778 ou por meio do e-mail cultura@itarare.sp.gov.br.