Governo Estadual disponibilizará linhas crédito em apoio aos profissionais do setor privado

Publicado em 30 de março de 2020

Coronavírus: Prefeitura de Itararé (SP) orienta empresários do setor turístico

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal do Turismo, tem trabalhado, em conjunto aos governos Estadual e Federal, a fim de buscar medidas para minimizar possíveis impactos ao setor turístico ocasionados em decorrência da pandemia do COVID-19.

De acordo com o coordenador da Pasta, Edilson de Moraes, inicialmente, o Estado de São Paulo disponibilizará linhas de crédito para os empresários do setor privado. “Essas ações são voltadas principalmente a hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, agências de turismo, entre outros. Para ter acesso a elas, no entanto, é necessário que o estabelecimento comercial ou prestador de serviços esteja cadastrado no Cadastur”, destaca.

Cadastur

O que é? – É um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, executado pelo Ministério Nacional do Turismo, que atua como um balizador dos serviços ofertados dentro do segmento turístico.

Quem deve se cadastrar? – O registro é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de viagens, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. A emissão do documento também é necessária para o exercício da função de guia de turismo.

Em caráter opcional, podem se cadastrar casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.

Benefícios – O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista, tais como incentivo a participação de programas e projetos do Governo Federal e em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais. Além disso, aqueles que se cadastrarem junto ao programa, terão seus serviços divulgados no site do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Como se registrar – Para cadastrar a empresa ou serviço e passar a fazer parte do mapa turístico brasileiro, basta acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br. A emissão do registro é gratuita.

Saiba mais – Mais informações podem ser obtidas através do site do Cadastur ou junto a Coordenadoria Municipal de Turismo, através do telefone (15) 3531-1749.