Publicado em 5 de junho de 2018

No Dia Mundial do Meio Ambiente, prefeitura de Itararé (SP) comemora as conquistas ambientais

Inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas no município visando a proteção da natureza

Atividades de educação ambiental tem sido desenvolvidas nas escolas municipais

Comemorado mundialmente em 5 de junho, o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ é não somente um dia de conscientização na cidade de Itararé (SP), mas também um lembrete das conquistas em prol da preservação ambiental que vem sendo desenvolvidas pela gestão Heliton do Valle.

Além da conquista do Selo Município VerdeAzul – uma certificação com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios –, inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas em Itararé visando a proteção da natureza. De acordo com o coordenador municipal do Meio Ambiente, Luis Capelassi, um dos pontos a se destacar é o aterro sanitário, que está entre os melhores da região. “No início do ano, realizamos a implantação da geomembrana no local, o que garante a proteção da água e do solo contra o chorume”, explica. “Temos desenvolvido também atividades de educação ambiental nas escolas, realizado coleta de lixo eletrônico para descarte adequado e feito o plantio de mudas. Durante a gestão Heliton do Valle já foram plantadas mais de 1000 mudas de espécies nativas em diversas áreas que, anteriormente, estavam degradadas”, acrescenta.

Segundo ele, é importante destacar o trabalho do Executivo para a reestruturação da coleta seletiva no município. “O que acarreta na diminuição de material no aterro sanitário, evitando o desperdício de recursos naturais e ainda gerando ganho econômico para a cooperativa Nova Esperança”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a data é um lembrete para que todos repensem seus conceitos e atitudes, visando um ambiente mais equilibrado e protegido. “Através de políticas públicas bem elaboradas, em conjunto da legislação ambiental, é possível evitar a degradação do ecossistema local e garantir preservação de nossa natureza, fazendo com que nossa Itararé seja, de fato, um município verde e azul”, finaliza.