Publicado em 17 de agosto de 2018

No Dia do Patrimônio Histórico, gestão Heliton do Valle destaca trabalho de resgate em prol a memória de Itararé (SP)

Equipe tem buscado garantir a limpeza, manutenção predial e conservação da natureza

Além do constante trabalho de resgate no Museu Histórico Camilo de Mello, inúmeras ações têm sido desenvolvidas

A gestão Heliton do Valle, mais do que buscado o desenvolvimento de Itararé (SP), tem trabalhado em prol da preservação do patrimônio histórico da cidade.

De acordo com o coordenador municipal de Turismo, Edilson José de Moraes, além do constante trabalho de resgate no Museu Histórico Camilo de Mello, inúmeras ações têm sido desenvolvidas, objetificando, principalmente, garantir a limpeza, manutenção predial e conservação da natureza. “Através disso visamos, então, realizar um resgate da memória e uma sensibilização e a criação de um sentimento de pertencimento frente a sociedade”, destaca.

Segundo ele, atualmente, o único local no município tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é o centenário prédio da Escola Estadual Tomé Teixeira. “No entanto, há outros prédios que, embora não tombados, possuem atributos que possibilitam tal pleito, tais como a Estação Ferroviária e outros locais, sejam residenciais ou comerciais e a Prefeitura tem trabalhado com a afinco em prol desse reconhecimento”, destaca.

O Parque Ecológico da Barreira por sua vez, como conta Edilson, possui um projeto de lei em realização a fim de garantir a conservação da localidade que une natureza e história em um único espaço.

Para o prefeito, a participação dos munícipes na conservação desses espaços é fundamental. “As pessoas podem ajudar a manter a memória do município visitando e compartilhando as informações sobre esses locais e, assim, despertar em si e nas novas gerações o sentimento de orgulho pelo município”, finaliza.

Atualmente o único local no município tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é o centenário prédio da Escola Estadual Tomé Teixeira