Além dos estudantes, professores e escola foram premiados

Publicado em 5 de novembro de 2018

No Dia da Língua Portuguesa,Prefeitura de Itararé (SP) comemora vitória de alunos em concurso regional de redação

Nesta segunda-feira (05), celebra-se o Dia da Língua Portuguesa. Em Itararé (SP), a gestão Heliton do Valle tem diversos motivos para celebrar, entre eles a vitória dos alunos Kauan Santos Cardoso e Ana Clara de Oliveira Santos, no concurso de redação da Tv Tem, afiliada da Rede Globo.

Com o tema ‘O futuro somos nós’, Kauan, aluno do 5º ano da EM Alice Fonseca Braga, ficou em 3º lugar na categoria Poesia. Já Ana Clara, estudante do 6º ano da EM Pres. Juscelino K. de Oliveira, foi a vencedora no Relato de experiência vivida. Os estudantes contaram com o apoio e orientação das professoras Lázara Guimarães e Camila Braga.

A premiação foi realizada na última quarta-feira (31), no teatro do SESI, em Itapetininga (SP) e contou com a presença dos colegas, professores, diretores e coordenadores pedagógicos dos alunos vencedores de Itararé. A secretária municipal da Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, a supervisora de ensino, Raquel Borges e assistente técnico pedagógico de Língua Portuguesa, Andreia Santos, também prestigiaram o evento.

Kauan ganhou um tablet e Ana Clara um computador desktop. A escola da campeã foi contemplada com uma televisão e as professoras com um leitor de livros digital.

De acordo com a secretária, o resultado do concurso é mais um fruto dos investimentos da gestão na Educação Municipal. “Temos incentivado bastante nossos educadores através de capacitações, apoio em projetos, incentivo a leitura, participações em concursos, entre outros”, detalha.

Para o prefeito, ter os estudantes entre tantos outros na final é motivo de orgulho e a certeza de que a gestão está desenvolvendo um bom trabalho. “Resultados como esse nos motivam ainda mais e mostram que estamos no caminho certo”, declara Heliton.

“Parabéns ao Kauan e a Ana Clara, por tão bem nos representarem, as professoras pela dedicação e a toda equipe escolar pelo empenho”, acrescenta Ana.

A direção da EM Alice Fonseca Braga é conduzida por Jeane Galhoti e tem como coordenadora pedagógica Josiele. Fabíola Alcântara e Fabíola Fabri atuam, respectivamente, como diretora e coordenadora na EM Pres. Juscelino K. de Oliveira.

Confira os textos de Kauan e Ana Clara:

O futuro depende de nós
por Kauan Cardoso

O futuro somos nós
São nossas decisões
Podemos assim definir
O futuro das próximas gerações

Nós devemos ter consciência
E atitude inteligente
Pois o futuro dependerá
De tudo que fizermos no presente

Um dia seremos nós
Que desempenharemos profissões importantes
Para dar uma vida melhor
A todos os habitantes

Independente de religião
De raça ou de cor
Todos os jovens devem defender
O Brasil com muito amor

Devemos tentar fazer
Do mundo um lugar melhor
Se todos fizerem uma parte
Nosso mundo vira arte

Novos horizontes
Por Ana Clara

Eu moro na Vila Novo Horizonte, um bairro que fica na estrada da cidade. Somos a periferia e aqui moram pessoas com poucos recursos, mas com muita alegria e sonhos. Em nossa comunidade existe um projeto chamado “Bairro Ideal” que busca melhorar a estrutura da vila, proporcionar ambiente saudáveis de lazer e deixá-la mais bonita. Para isso, precisamos levantar fundos e por isso participei de um evento magnífico “Feijoada dos Amigos”! Tudo começou com a venda de cartelas que davam direito a uma feijoada e a concorrer a prêmios. Precisei sair de porta em porta oferecendo. Algumas pessoas pareciam estar tristes ou mal humoradas, pois nos recebiam de cara feia e reclamando, mas a grande maioria sorria, elogiava atitude e ajudava comprando um cartãozinho. Entre uma venda e outra fazíamos uma coreografia, virávamos uma estrelinha e tocávamos uma campainha, e corríamos é claro, pois ninguém é de ferro. Apesar do sol forte, trabalhamos com alegria, pois o dinheiro da venda será usado para reforma de nosso parquinho. Ele está feio, alguns brinquedos estão quebrados e precisam de pintura. Nosso bairro é um pouco violento, principalmente aos finais de semana. Além disso, sofremos com o problema das drogas e quanto mais distração para as crianças e jovens, mais longe estarão das drogas. A vila precisa de mais lugares de lazer e o projeto Bairro Ideal quer conquistar isso. Nós, jovens moradores precisam de novos horizontes não só o do nome do bairro, mas em nossas vidas.

O concurso – Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita dos educandos, o concurso de redação da TV Tem é realizado anualmente e sempre aborda temas atuais. Em sua última edição, contou com a participação de mais de 79 mil estudantes. A iniciativa conta com o apoio das Diretorias Regionais de Ensino e Secretarias Municipais de Educação de escolas públicas e privadas nas regiões de Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto.

Em Itararé participaram todos os alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano inspirados pelo tema ‘O futuro somos nós’ nas categorias Desenho (1º ao 3º ano), Poesia (4º ao 6º ano), Relato de experiência vivida (6º e 7º ano) e Crônicas (8º e 9º ano).