Publicado em 16 de outubro de 2015

Neste sábado (17), tem vacinação para cães e gatos nos postos da zona urbana

Publicado por Imprensa em: 16 de outubro de 2015 às 9:13

É recomendado levar a carteira de vacinação do animal (caso possua), caixa de transporte ou coleira e guia. Se o cão for agressivo, recomenda-se o uso de focinheira

A Prefeitura de Itararé através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura, inicia neste sábado, 17, a Campanha de Vacinação anti-rábica na zona urbana. Esse ano a ação foi dividida em várias etapas. A primeira, começou na zona rural. A campanha continua no próximo sábado, 24 de agosto.

A transmissão dos animais para o homem se dá por meio da mordedura, arranhadura e lambedura. Pessoas que foram atacadas por um cão ou gato devem lavar o ferimento com água e sabão, e procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O animal não deve ser sacrificado. É fundamental entrar em contato com a Vigilancia Epidemiológica, para receber orientações de como observar o comportamento do animalo.

A raiva altera o comportamento do animal, que passa a buscar por lugares escuros, esconde-se atrás de móveis e pode ficar extremamente agitado ou excessivamente melancólico, dependendo do tipo da doença. O animal também passa a recusar alimentos, saliva muito e, a partir do quarto dia, entra num estado de paralisia, podendo morrer em 48h.

Locais de Vacinação:

Sábado, dia 17 de outubro:

Posto de Saúde da Vila Osório, PSF Vila Tonico Adolfo, PSF Vila Novo Horizonte, PSF vila Sta. Terezinha, PSF do Cruzeiro.

Sábado, dia 24 de outubro:

PSF Bairro Velho, PSF JD. Alvorada, escola Newton Marques na Paulicéia, Secretaria da Saúde e Centro de Eventos.

Mais informações na Vigilância Epidemiológica ou na Secretaria da Agricultura através dos números: 3531-3181,3532:4697 ou 3532-2457.

gato-vacina