Saiba o que fazer para ficar com a saúde em dia

Publicado em 28 de setembro de 2018

Na semana do ‘Dia do Coração’, Gestão Heliton do Valle dá dicas para mantê-lo saudável

Neste sábado (29), comemora-se o ‘Dia Mundial do Coração’. Pensando nisso, a gestão Heliton do Valle alerta a população quanto aos cuidados necessários para mantê-lo saudável.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Souza, pessoas com maior propensão a desenvolverem doenças cardiológicas são sedentárias, obesas, diabéticas, possuem colesterol alto e histórico de doença cardíaca familiar.

Ana Maria ainda cita que alguns sintomas são comuns a quem tem ou está desenvolvendo uma doença cardíaca. “Falta de ar frequente, cansaço fácil, desmaios, dor no peito, palpitações, má circulação, inchaço e até mesmo a impotência sexual podem estar relacionados a alguma disfunção do coração”, comenta.

Segundo o prefeito, o município tem um procedimento eficaz para combater as doenças cardíacas. “O primeiro atendimento é realizado pelo clínico geral ainda nas unidades básicas de saúde, caso haja necessidade, o paciente será encaminhado ao cardiologista”, explica.

Confira algumas dicas para cuidar do seu coração:
Pratique exercícios físicos: o ato contribui para o fortalecimento do coração, aumentando a circulação, diminuindo a pressão arterial e, por consequência, deixando o coração mais forte e diminuindo o seu esforço para manter a circulação sanguínea.

Tenha uma alimentação saudável: a ação fará com que o colesterol e as gorduras diminuam no organismo e não afetem o funcionamento do coração ou das veias que são responsáveis por levar o sangue bombeado pelo coração para o resto do corpo.

Visite um cardiologista periodicamente: o feito ajuda a identificar antecipadamente possíveis problemas relacionados ao coração.

Saiba mais – Itarareenses que estiverem com os sintomas descritos devem comparecer a unidade de saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à rua Frei Caneca, 1471, Centro ou através do telefone (15) 3531-8160.