Publicado em 11 de maio de 2018

Mudanças realizadas pela gestão Heliton do Valle na Saúde trazem estímulo aos enfermeiros de Itararé (SP)

Cidade conta hoje com mais de 30 enfermeiros atuantes na área

Posto Central conta com atendimento da enfermeira Silmara

No dia 12 de maio comemora-se o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro. Em Itararé (SP), graças às mudanças realizadas pela gestão Heliton do Valle, o reconhecimento e estímulos a estes profissionais aumentou.

Segundo o prefeito, que tem o hábito de fazer visitas surpresas regularmente aos postos de Saúde e a Santa Casa da cidade, além dos atendimentos aos pacientes, os enfermeiros também são responsáveis pelo planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem e programação de Saúde. “Muito desconhecem todas estas tarefas desempenhadas por eles. Nós, desde o início da gestão, fazemos questão de valorizá-los pela atuação em todos os setores”, detalha Heliton.

De acordo com a secretária municipal da Pasta, Ana Maria Souza, foi por ver o empenho dos profissionais e para melhor atender a população que a Secretaria Municipal de Saúde, com incentivo do prefeito, buscou reorganizar os setores de Saúde do município. “Cada enfermeiro organizou e realizou várias atividades em suas Unidades de Saúde, buscando uma maior qualidade e implemento do vínculo profissional/paciente, gerando mais autonomia e reconhecimento do trabalho executado pelos enfermeiros”, comenta.

Ainda, conforme ela, foram alocadas enfermeiras exclusivas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e na Zona Rural.

Atualmente, o quadro de enfermeiros da cidade está distribuído em 10 enfermeiros na Estratégia Saúde da Família; dois nas Unidades Básicas de Saúde; um na Unidade de Saúde na Zona Rural e SAMU 192; um no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); dois na Vigilância Sanitária e Epidemiológica; um no SAE e dois no ambulatório de especialidades.

Silmara Daniel Almeida Campos é uma das profissionais do quadro. Hoje, ela atua no posto central. “Ser reconhecida profissionalmente, sem dúvida, nos estimula. Isto reflete no atendimento aos pacientes. Faço questão de atender a todos com muito carinho e auxiliá-los no que eu puder”, conta.

Ana enfatiza ainda que a cidade conta também com o cuidado e profissionalismo dos 15 enfermeiros da Santa Casa. “Tanta dedicação é um dos fatores que tem feito diferença para as melhorias que a cidade vem obtendo na área da Saúde”, finaliza.