Publicado em 24 de junho de 2015

Memórias da ditadura no Brasil são tema de sessão de cinema em Itararé

Publicado por Imprensa em: 24 de junho de 2015 às 12:19

Exibição acontece sábado, 27 de junho, no Teatro Municipal Sylvio Machado. A entrada é gratuita!

Vera é uma ex-militante que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento de seu marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar. Com o dinheiro, ela compra um apartamento próprio e liberta-se da condição de incerteza em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. No momento da mudança para o novo lar, seu marido retorna. O encontro entre os dois, repleto de emoções, obriga Vera a rever toda a sua trajetória. Baseado no livro Prova Contrária, de Fernando Bonassi.

Dirigido Tata Amaral, o longa-metragem “Hoje” “exuma o passado e incomoda”, como definiu o crítico Cássio Starling Carlos na Folha de S. Paulo. O filme será exibido em Itararé no próximo dia 27, sábado, às 20h, no Teatro Municipal Sylvio Machado.

Antes do longa, será exibido o curta “O Quintal dos Guerrilheiros”, de João Massarolo, com Caio Blat, Rafael Primo e Cynthia Falabella, que esteve no ano passado em Itararé com o espetáculo teatral “Bull”, pelo Circuito Cultural Paulista. O filme conta a história de três amigos que se reúnem no quintal de uma casa para destruir livros e discos suspeitos.

Além da sessão espontânea, é possível agendar exibições para escolas e projetos sócio-educacionais nos dias 25 e 26 através do telefone (15) 3532-8000 r. 8076 e do e-mail cultura@itarare.sp.gov.br. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos.

A exibição é uma realização do programa “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé.