Prefeitura de Itararé

Publicado em 27 de abril de 2017


Itararé terá nova sede do Centro de Atenção Psicossocial

Município foi contemplado através do programa Saúde em Ação

Itararé (SP) foi contemplada com a construção de uma nova sede para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O projeto é uma ação do governo do estado, através do programa Saúde em Ação, que financiará 100% da obra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 30% é proveniente de contra partida do Estado e 70% do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).
A Prefeitura disponibilizará o terreno ao lado da escola municipal de educação infantil, Dulce de Paula Carneiro, no Jardim Santa Terezinha, para a construção do prédio.
A secretária de Saúde, Ana Maria de Souza afirmou que na primeira quinzena de maio o Estado informará sobre o prazo para início da obra.
O Caps de Itararé conta com uma equipe de profissionais como psiquiatra, enfermeira, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, entre outros qualificados para o atendimento. Por enquanto a sede do Centro está na rua 24 de Outubro, 948 – Centro.

Caps – Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.
Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

ESTA É A ATUAL SEDE DO CAPS EM ITARARÉ

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados