Prefeito pede conscientização e apoio da população para eliminar os criadouros

Publicado em 28 de fevereiro de 2020

Itararé (SP) registra cinco casos de dengue

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a diretora da Vigilância Municipal em Saúde, Gislene Fátima de Oliveira, já foram confirmados cinco casos da doença no município, sendo três deles importados, adquiridos em outras localidades, e dois autóctones, contraídos dentro do município.

Segundo Gislene, a Vigilância realizará ações de nebulização para isolar os focos, além de trabalhar para eliminar possíveis criadouros através da visita dos agentes nas residências. “É, no entanto fundamental, que os munícipes também auxiliem nessa força tarefa, fiscalizando quintais e mantendo as residências livres do Aedes aegypti”, detalha.

Para o prefeito, Heliton do Valle, com a colaboração de todos, será possível combater a dengue. “Essa não é uma responsabilidade somente do poder público. Todos os cidadãos devem cumprir seu papel a fim de manter nossa cidade livre do mosquito e da doença”, enfatiza.

Combate – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente com a dengue em mais de 100 países. Destes, 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

No entanto, evitar a proliferação do mosquito transmissor é simples e pode ser feito com ações diárias dentro de casa. Confira:

– Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;

– Colocar areia nos vasos de plantas;

– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;

– Tampar bem as latas de lixo;

– Limpar as calhas regularmente;

– Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.