Publicado em 13 de junho de 2017

Itararé (SP) participa de Encontro Regional de Museus em Piracicaba (SP)

Programação incluiu orientações sobre a inclusão dos municípios no Cadastro Estadual de MuseusA Prefeitura de Itararé (SP), por meio das Coordenadorias Municipais de Cultura e Turismo participou, na última sexta-feira (9), do Encontro Regional de Museus, cujo tema foi a Documentação de Acervos Museológicos.
O encontro aconteceu no Museu Prudente de Moraes em Piracicaba (SP) e foi ministrado pelo museólogo e historiador, Rodrigo dos Santos, e pela museóloga, Denise Yonamine.
A programação incluiu orientações sobre arrolamentos, inventário, livro tombo, política de aquisição e descarte de acervo, visita e reserva técnica.
A ocasião ainda explanou sobre a inclusão dos municípios no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM). De acordo com o coordenador municipal Cultura, Alisson Rivéli Ferreira, através do instrumento é possível identificar as principais demandas do museu municipal.
Segundo o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes, a inauguração do Museu Camillo de Mello Pimentel em Itararé foi um grande passo neste segmento, pois conseguiu reunir, de forma segura, num mesmo local o acervo da Prefeitura. Todavia, ele afirma que há um longo caminho até alcançar o modelo encontrado no Museu Prudente de Moraes. “Participar de encontro como este é muito importante porque aprendemos com os melhores exemplos e passamos a acompanhar o que há de novo na administração e condução das políticas públicas estaduais em relação a museus”, ressalta Edilson.
O Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM/SP) – é um instrumento de política pública elaborado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da atuação do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP), que visa estabelecer padrões normativos para o setor museológico e sistematizar as informações sobre os museus em território paulista, identificando suas condições estruturais e atuando de forma dialógica para sua qualificação”. Secretaria de Cultura de São Paulo.

IMG_20170609_095330864_HDR IMG_20170609_122607811 IMG_20170609_101750989