Edição do evento será on-line e começa neste sábado (01)

Publicado em 28 de julho de 2020

Itararé (SP) 127 anos: Prefeitura promove II Semana Jorge Chuéri de Artes

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Cultura, pelo segundo ano consecutivo,irá promover, de 01 a 07 de agosto, a Semana Jorge Chuéri de Artes, artista do município que faleceu em fevereiro de 2018.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a edição será on-line e veiculada através da página oficial da Prefeitura no Facebook – fb.com/prefeituradeitarare. A iniciativa faz parte da comemoração dos 127 anos da cidade e tem por objetivo homenagear Jorge

Confira a programação:

– 01 a 07 de agosto: exposição on-line da coleção Via-Sacra

– 04 de agosto, às 19h: documentário sobre Jorge Chuéri

– 06 de agosto, às 15h: oficina on-line ‘Show de Pinceladas’ com o artista Augusto Aguirras

– 07 de agosto, às 19h30: Live Cultural em tributo a Jorge Chuéri com Grupo Entalhe

Saiba mais – Jorge era o filho mais velho de cinco irmãos. Filho de Simão Jorge Chuéri e Maria Merege Chuéri, nasceu no dia 01 de agosto de 1922. Foi pintor impressionista com vários prêmios de renome, compositor, boêmio, carnavalesco premiado, escritor, empresário, fundador-diretor de clube e contador de causos. Para ajudar a família, começou a trabalhar cedo no comércio. Estudou no Grupo Escolar Tomé Teixeira, onde foi iniciado nas artes e no teatro, principalmente. Começou a pintar muito cedo, como hobby, ele mesmo fabricando suas telas, incentivado pelo parente Pedro de Assis Merege, também pintor. Depois ganhou qualidade, estilo, respeito e fama. Foi empresário de sucesso, fundador do Clube Recreativo Primeiro de Maio de Itararé, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Itararé e do Clube Atlético Fronteira. Começou a expor em Itararé e a ganhar prêmios nacionais de renome, tendo sido premiado no Brasil e até mesmo no exterior, além de ganhar o prêmio do Banco Real de Talentos da Maioridade. Colaborou para com os jornais O Itararé, Tribuna de Itararé e O Guarani, publicando seletas de humor, crônicas de homenagens, causos recolhidos da fauna notívaga da cidade, ficções e artigos opinativos. Verdadeiro boêmio e folião carnavalesco de primeira grandeza, também foi membro do clã “fanáticos por Itararé”. É considerado até então o artista mais popular do município, tendo composto marchas de carnaval tradicionais e sambas-enredos, além de estar presente por mais de 70 anos em quase todas as atividades artístico-culturais da cidade. Fez várias capas de livros, escreveu inúmeros  prefácios e várias orelhas. Pintou a “Via Sacra Itarareense”, 15 telas da via-crúcis em espaços geofísicos de Itararé, considerada a melhor obra; “Os Bairros do Município de Itararé”, 47 telas. As obras foram premiadas em vários continentes, com participações expositivas no México, Espanha, Portugal, Itália, França, China Popular, Bolívia e Chile. Em 2004, o bancário aposentado, fotógrafo e cronista Moacyr Medeiros Alves, escreveu o livro “A Trajetória de um Mestre”, em homenagem a ele. (Biografia extraída do blog Artistas de Itararé).