Publicado em 13 de novembro de 2013

Itararé participa de Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas em Guarulhos

gru01 gru02

A prefeita de Itararé, Cristina Ghizzi, secretários e representantes de Secretarias Municipais estiveram presentes no Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de São Paulo – III Etapa Guarulhos, ocorrido na última sexta-feira, dia 8 de novembro. O evento proporcionou aos seus participantes, informações sobre as ações e convênios junto ao Governo Federal e contou com a presença de ministros, como Alexandre Padilha (Saúde) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Para a chefe do Executivo, essa foi uma ótima oportunidade para que os gestores municipais obtivessem acesso a recursos da União por meio do contato direto com funcionários do Governo Federal. O encontro reuniu representantes de mais de 220 cidades do Estado de São Paulo.

A Secretaria de Saúde de Itararé esteve representada pela coordenadora de Saúde Bucal, Silvia Pontes, que através do contato direto com o stand do Ministério da Saúde, trouxe para Itararé informações sobre as ações e programas do Departamento de Atenção Básica. Foram analisados e discutidos projetos que poderão fazer parte do Plano Municipal de Saúde para os próximos anos, como : adesão das equipes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), adesão ao Programa Saúde na Escola, novas equipes de Saúde Bucal nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) , aquisição de uma Unidade Odontológica Móvel, entre outros. “A discussão foi muito positiva e produtiva. Retornamos com as diretrizes necessárias para a implementação das ações em Saúde do município”, comentou a coordenadora.

O secretário municipal de Agricultura, Roberto Cogo e o assessor, Emanuel Carneiro, na ocasião, estiveram com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Reinaldo Prates, que anunciou estar fazendo esforços para entregar ainda esse ano, um caminhão e uma máquina Patrol, do Programa PAC 2, para os municípios do Sudoeste Paulista, do qual Itararé faz parte.

A Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, representada pela chefe de Departamento, Eneide Silva, trouxe para Itararé informações referentes ao programa Minha Casa, Minha Vida II, orientações de melhorias para os Conjuntos Habitacionais já existentes, entre outros.

A prefeita de Itararé ressaltou a importância do fortalecimento nas relações entre os municípios e o Governo Federal. “Atualmente não falta recursos para obras na área da Educação e Saneamento Básico, por exemplo, mas é necessário que as cidades atendam a todas exigências da esfera federal para que se possa ter acesso à verbas disponibilizada”, concluiu.

Assessoria de Imprensa da P.M.I