Prefeitura de Itararé

Publicado em 12 de fevereiro de 2015


Itararé contra a Dengue

Publicado em: 12 de fevereiro de 2015 às 10:54

No último sábado (7) aconteceu em todo o país o Dia D+1 de combate à dengue e à febre chikungunya. Os agentes de saúde intensificaram as vistorias em todos os bairros da cidade com objetivo de encontrar focos do mosquito e alertar a população sobre os perigos da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal da Higiene e Saúde (Sehig) nas próximas semanas o município contará com um mutirão de limpeza urbana, medida necessária para conter as centenas de focos encontrados em Itararé nos últimos dias.

A Sehig ainda destaca que o risco de dengue aumenta nos dias de altas temperaturas e chuvas fortes, pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos. Portanto, para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor, ou seja, ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água. 

Sintomas da doença

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39 a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, mialgia, artralgia, prostração, dor retro-orbital (olhos), erupções na pele. Falta de apetite, náuseas e vômitos também são comuns. Nessa fase inicial da doença, pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris.

129500-dengue02

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados