Ao todo, oito unidades escolares receberam a premiação

Publicado em 24 de novembro de 2021

Instituições de Ensino de Itararé (SP) recebem selo Escola VerdeAzul

A conquista é resultado do trabalho das escolas em cumprirem as sete diretrizes contempladas no programa

Em Itararé (SP), oito instituições da Rede Municipal de Ensino foram contempladas com o Selo Escola VerdeAzul. A entrega aconteceu em 16 de novembro, no Salão XV.

Conforme a assessora técnico-pedagógica Vanessa Borges, a conquista é resultado do trabalho das escolas em cumprirem as sete diretrizes contempladas no programa, sendo elas: esgoto tratado, qualidade do ar, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão das águas e arborização urbana.

Segundo Vanessa, o projeto foi proposto às unidades escolares em 2019, com intuito de colaborar com a classificação do município no ranking VerdeAzul. “Ao final do ano, oito escolas entregaram os relatórios que seriam precisos e, assim, se tornaram Escola VerdeAzul”, detalha.

Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, o objetivo da educação ambiental é formar semeadores de ideias. “Trabalhamos para que nossos alunos possam multiplicar o conhecimento e conscientizar os amigos e familiares sobre a importância da preservação do meio em que se vive”, enfatiza.

Instituições contempladas – Receberam o Selo VerdeAzul as escolas EM Profª Maria Jesus Klocker Camargo, EM Maria da Silveira Vasconcelos, EM Prof. Dilermando Marques de Camargo, EM Dr. Carlos de Lima Junior, EM Profª Adelaide Barco Perusso, EM Valéria Cristina Simões, EM Profª Josélia Rocha de Moraes Ferreira e EM Profª Rita Cássia Juliano.

VerdeAzul – Programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) que visa estimular a implementação e o desenvolvimento de uma agenda ambiental municipal, criando condições de oferecer uma avaliação do desempenho dos municípios do Estado, acompanhando ano a ano esta evolução.

Em 2019, Itararé ficou com 82,56 pontos, conquistando o 71º lugar no ranking. Já em 2020, ficou com 87,44 pontos e entre os 50 maiores pontuadores dos 645 municípios participantes.