Município é o segundo em todo o Estado a aderir o programa

Publicado em 24 de outubro de 2019

Inédito: Sistema garante 40% de desconto em multas de trânsito em Itararé (SP)

O aplicativo está disponível gratuitamente para download na Play Store (Android) e AppStore (iOS)

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), aderiu, neste mês, ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A iniciativa é inédita não somente na região: a cidade é a segunda em todo o Estado a implantar o programa.

Conforme o diretor da Pasta, Bruno Marcos da Silva, o sistema é desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de tecnologia da informação do Governo Federal.

De acordo com ele, o SNE permite que motoristas possam pagar multas com 40% de desconto. “Com essa adesão, os proprietários de veículos do município podem pagar com praticidade, comodidade e economia as multas emitidas pelo Demutran, a partir de 01 de julho de 2019, e que ainda não venceram”, explica.

“O SNE possibilita ainda uma comunicação mais eficiente e ágil entre motoristas e órgãos de trânsito, diminuindo consideravelmente o tempo de envio das notificações de infração”, acrescenta Bruno.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a novidade vem somente a acrescentar. “Nossa gestão está focada no desenvolvimento da cidade. Oferecer essa alternativa ao motorista, proporciona soluções mais rápidas e cômodas garante que o munícipe possa economizar tempo e sanar suas pendências com a lei”, enfatiza.

Como funciona – O desconto no valor de multas de trânsito está previsto na Lei nº 13.281, publicada em maio de 2016, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e garante a possibilidade do motorista ter o abatimento de 40% do pagamento.

Para ter direito ao benefício, o condutor do veículo deve fazer o cadastro no SNE e reconhecer o cometimento da infração de trânsito.

Após o registro, o usuário passará a receber todas as notificações de infrações de forma eletrônica, além de poder conhecer detalhes de cada multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e, ainda, fazer download do formulário de indicação do condutor responsável pela infração. Também é possível a geração de boleto com código de barras, permitindo ao motorista pagar a multa de trânsito tanto pela internet quanto pelo caixa e terminais de autoatendimento das agências bancárias.

O sistema pode ser acessado pela web através do link servicos.serpro.gov.br/sne/ ou por aplicativo, disponível gratuitamente para download na Play Store (Android) e AppStore (iOS).