Publicado em 27 de dezembro de 2013

IBGE reinaugura agência em Itararé

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE reinaugurou sua Agência em Itararé dia 18 de dezembro de 2013, quarta-feira, às 14 horas. As novas instalações da Unidade do IBGE no município estão localizadas na rua Quinze de Novembro, nº 69, 1º Andar, na área central de Itararé, ao lado do Paço Municipal. A cerimônia de reinauguração contou com a presença do senhor Francisco Garrido Garcia, Chefe da Unidade Estadual do IBGE em São Paulo e demais autoridades municipais.

O IBGE foi fundado em 1936, é o órgão oficial de pesquisa estatística e geográfica do Governo Federal, é responsável pelo maior banco de dados sobre a população, economia, território, meio ambiente brasileiros, tendo como missão: “Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”. As informações produzidas pelo IBGE s ão utilizadas para orientar o planejamento público e privado.

A Agência do IBGE em Itararé tem a jurisdição sobre sete municípios, a saber: Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Coronel Macedo, Itaberá, Itaporanga, Itararé e Riversul. Al ém desses municípios, a Agência Itararé é sede da um Área de Supervisão que inclui vinte municípios, entre os quais pode-se citar Apia í, Capão Bonito e Itapeva.

Normalmente, o IBGE é mais conhecido pela popula ção em geral pelo Censo Demográfico e pelos os índices de inflaç ão e desemprego. Na região o IBGE realiza todos os anos várias pesquisas e estudos, como por exemplo: em âmbito sociodemográfico: a Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domic ílios Anual – PNAD, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC; em âmbito agropecuário: a Pesquisa da Agricultura Municipal, a Pesquisa da Pecuária Municipal, a Pesquisa da Extraç ão Vegetal e Silvicultura; e em âmbito econômico: as Pesquisas Anuais e Mensais de Comércio, Serviços, Indústria e Construção Civil.

O IBGE ainda realiza o trabalho de atualização do mapeamento municipal urbano e rural, além do cadastro de endereços de domicílios e estabelecimentos. No momento, A Agência do IBGE em Itarar é está iniciando os trabalhos preparatórios para a Contagem da Popula ção 2015 e Censo Agropecuário 2016. Outra atividade muito importante desenvolvida pelo IBGE é a disseminação de informações através de palestras, treinamentos e cursos. Nos últimos anos, o IBGE já realizou mais de vinte eventos de capacitação para professores, alunos e servidores públicos na região de Itararé.

Para aqueles que tiverem interesse, está aberto Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas de Agente de Pesquisa e Mapeamento – APM, organizado pela Fundação Cesgranrio. O contrato possui duração de 12 meses, prorrogáveis por mais 2 anos, totalizando até 3 anos, e é regido pela Lei 8.745/93. Há 3 vagas para Itararé e 5 vagas para Itapeva, a remuneração é de R$1.020,00. As inscrições estarão abertas de 05/12/2013 a 20/01/2014 no site da Funda ção Cesgranrio ( www.cesgranrio.org.br). O edital também pode ser consultado no portal do IBGE

ibge itarare