O treinamento tem a finalidade de potencializar a performance dos cães de proteção e patrulha da corporação

Publicado em 6 de maio de 2021

GCMs de Itararé (SP) participam de workshop de adestramento de cães na penitenciária de Guareí (SP)

A formação dos figurantes é fundamental para garantir a qualidade nos treinamentos dos cães de patrulha e de proteção

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP), representada pelo subcomandante da GCM Vinicius Cleto, GCMs Hingrid Ferreira e Jeanderson Guete e cão GCM Hanna, participou, no último sábado (01), do Workshop Figuração K9, na penitenciária do município de Guareí (SP).

O curso, ministrado pelo instrutor José Roberto Vieira, adestrador do canil K9 Company, teve como objetivo melhorar a técnica e movimentação dos figurantes, potencializando a performance dos cães de proteção ou de patrulha.

Figurantes – A função dos figurantes é primordial para o treinamento de cães, auxiliando o instrutor em brincadeiras e atividades de contato progressivo.

Para garantir a eficácia dos ensinamentos, os figurantes devem ser experientes com cães e entender a psicologia canina, além de estarem muito familiarizados com o treinador com o qual estão trabalhando.

Para se tornar um figurante, é necessário ter experiência, sensibilidade e capacidade de adaptação para trabalhar em diferentes condições climáticas e de ambientes. Devido à sua importância, a formação dos figurantes requer esse tipo de treinamento específico.

Junto com os representantes de itararé (SP), participaram também o canil de Guareí (SP), canil GCM de Itapeva (SP), GCM de Porto Feliz (SP), os Grupos de Intervenção Rápida de Sorocaba (SP) – SAP 1 GIR1 e de São Paulo – SAP 4 GIR 4 e a Célula de Intervenção Rápida (CIR), também de Guareí (SP).